Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Cláudia da | - |
dc.contributor.author | Camargo, Luiza Alvares | - |
dc.identifier.citation | CAMARGO, Luiza Alvares. Representação de personagens meninos na literatura negrobrasileira infantil. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A legislação brasileira, em 2003, tornou obrigatória a inclusão do ensino de história e
cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de educação básica. Frente a isso, o
presente trabalho busca demonstrar como se dá a representação do menino negro no
âmbito da literatura negro-brasileira infantil, para que seja possível entender a
importância da inclusão, não somente na esfera educacional, mas na vivência da
criança como um todo, de obras que discutam temas relacionados às diversidades
étnico-raciais. Para isso, foram analisados os seguintes livros: Os Reizinhos de Congo
(PEREIRA, 2004); Caderno de Rimas do João (RAMOS, 2015); Sinto o que sinto e a
incrível história de Asta e Jaser (RAMOS, 2019); O Pequeno Príncipe Preto (FRANÇA,
2020). Os resultados indicaram que histórias infantis com protagonistas negros
apresentam temáticas muito relevantes para a aprendizagem da criança. Dessa
forma, ela internalizará discussões essenciais relacionadas à realidade negrobrasileira. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negros na literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Personagens literários | pt_BR |
dc.title | Representação de personagens meninos na literatura negrobrasileira infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-11T14:18:43Z | - |
dc.date.available | 2021-08-11T14:18:43Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28126 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Brazilian legislation, in 2003, made the inclusion of the afro-brazilian history and
culture teaching mandatory in the institutions of basic education. The present work
searches to demonstrate how the representation of black boys happens in the cenario
of black-brazilian children's literature, so it can be possible to understand the
importance of the inclusion of books that discusses racial ethnic diversity, not only on
the school sphere, but also in the hole life of a child. For that, it will be analised the
following books: Os Reizinhos de Congo (PEREIRA, 2004); Caderno de Rimas do
João (RAMOS, 2015); Sinto o que sinto e a incrível história de Asta e Jaser (RAMOS,
2019); O Pequeno Príncipe Preto (FRANÇA, 2020). The results indicated that
children's stories with black protagonists present themes that are very relevant to the
child's learning. In this way, the child will internalize essential discussions related to
the black-Brazilian reality | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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