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Título: O papel da Lei n°10.639/2003 na formação da subjetividade do estudante negro brasileiro
Autor(es): Pedrosa, Camila Ramos
Orientador(es): Barbosa, Adriana de Fátima
Assunto: Racismo
Negros - educação
Estudantes negros
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 9-Ago-2021
Referência: PEDROSA, Camila Ramos. O papel da Lei n°10.639/2003 na formação da subjetividade do estudante negro brasileiro. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A Lei n° 10.639/2003 é considerada um marco para o ensino obrigatório das relações étnico-raciais nas escolas do Brasil. Essa conquista educacional deve-se aos membros, coletivos e individuais, do movimento negro que de forma empenhada não mediram esforços para a sua implantação. No entanto, sabe-se que a mudança almejada pela Lei depende de todos os profissionais da educação do país. Desse modo, a Lei 10.639/2003 somente terá a capacidade de fortalecer a subjetividade dos estudantes negros brasileiros do ensino básico quando, de fato, for conhecida, respeitada e implementada no ensino básico brasileiro. A pesquisa pautou-se em pesquisa bibliográfica de autores e intelectuais que dissertam sobre o tema e que também observam na escrita a possibilidade de motivar mudanças.
Résumé: La loi n ° 10 639/2003 est considérée comme un jalon pour l'enseignement obligatoire des relations ethno-raciales dans les écoles du Brésil. Cette réussite éducative est due aux membres, collectifs et individuels, du mouvement noir qui, de manière engagée, n'ont pas mesuré les efforts pour son implantation. Cependant, on sait que le changement envisagé par la loi dépend de tous les professionnels de l'éducation du pays. Ainsi, la loi 10.639 / 2003 n'aura la capacité de renforcer la subjectivité des étudiants noirs brésiliens dans l'enseignement de base que si, en fait, elle est connue, respectée et mise en œuvre dans l'enseignement de base brésilien. La recherche s'appuie sur des recherches bibliographiques d'auteurs et d'intellectuels qui parlent du thème et qui voient aussi dans l'écriture la possibilité de motiver des changements.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2021.
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