Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Adriana de Fátima | - |
dc.contributor.author | Pedrosa, Camila Ramos | - |
dc.identifier.citation | PEDROSA, Camila Ramos. O papel da Lei n°10.639/2003 na formação da subjetividade do estudante negro brasileiro. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Lei n° 10.639/2003 é considerada um marco para o ensino obrigatório das
relações étnico-raciais nas escolas do Brasil. Essa conquista educacional deve-se
aos membros, coletivos e individuais, do movimento negro que de forma empenhada
não mediram esforços para a sua implantação. No entanto, sabe-se que a mudança
almejada pela Lei depende de todos os profissionais da educação do país. Desse
modo, a Lei 10.639/2003 somente terá a capacidade de fortalecer a subjetividade
dos estudantes negros brasileiros do ensino básico quando, de fato, for conhecida,
respeitada e implementada no ensino básico brasileiro. A pesquisa pautou-se em
pesquisa bibliográfica de autores e intelectuais que dissertam sobre o tema e que
também observam na escrita a possibilidade de motivar mudanças. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negros - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes negros | pt_BR |
dc.title | O papel da Lei n°10.639/2003 na formação da subjetividade do estudante negro brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-09T17:50:20Z | - |
dc.date.available | 2021-08-09T17:50:20Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28101 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | La loi n ° 10 639/2003 est considérée comme un jalon pour l'enseignement
obligatoire des relations ethno-raciales dans les écoles du Brésil. Cette réussite
éducative est due aux membres, collectifs et individuels, du mouvement noir qui, de
manière engagée, n'ont pas mesuré les efforts pour son implantation. Cependant,
on sait que le changement envisagé par la loi dépend de tous les professionnels de
l'éducation du pays. Ainsi, la loi 10.639 / 2003 n'aura la capacité de renforcer la
subjectivité des étudiants noirs brésiliens dans l'enseignement de base que si, en
fait, elle est connue, respectée et mise en œuvre dans l'enseignement de base
brésilien. La recherche s'appuie sur des recherches bibliographiques d'auteurs et
d'intellectuels qui parlent du thème et qui voient aussi dans l'écriture la possibilité de
motiver des changements. | pt_BR |
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