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dc.contributor.advisorBarbosa, Adriana de Fátima-
dc.contributor.authorPedrosa, Camila Ramos-
dc.identifier.citationPEDROSA, Camila Ramos. O papel da Lei n°10.639/2003 na formação da subjetividade do estudante negro brasileiro. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA Lei n° 10.639/2003 é considerada um marco para o ensino obrigatório das relações étnico-raciais nas escolas do Brasil. Essa conquista educacional deve-se aos membros, coletivos e individuais, do movimento negro que de forma empenhada não mediram esforços para a sua implantação. No entanto, sabe-se que a mudança almejada pela Lei depende de todos os profissionais da educação do país. Desse modo, a Lei 10.639/2003 somente terá a capacidade de fortalecer a subjetividade dos estudantes negros brasileiros do ensino básico quando, de fato, for conhecida, respeitada e implementada no ensino básico brasileiro. A pesquisa pautou-se em pesquisa bibliográfica de autores e intelectuais que dissertam sobre o tema e que também observam na escrita a possibilidade de motivar mudanças.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.subject.keywordNegros - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes negrospt_BR
dc.titleO papel da Lei n°10.639/2003 na formação da subjetividade do estudante negro brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-09T17:50:20Z-
dc.date.available2021-08-09T17:50:20Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28101-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract3La loi n ° 10 639/2003 est considérée comme un jalon pour l'enseignement obligatoire des relations ethno-raciales dans les écoles du Brésil. Cette réussite éducative est due aux membres, collectifs et individuels, du mouvement noir qui, de manière engagée, n'ont pas mesuré les efforts pour son implantation. Cependant, on sait que le changement envisagé par la loi dépend de tous les professionnels de l'éducation du pays. Ainsi, la loi 10.639 / 2003 n'aura la capacité de renforcer la subjectivité des étudiants noirs brésiliens dans l'enseignement de base que si, en fait, elle est connue, respectée et mise en œuvre dans l'enseignement de base brésilien. La recherche s'appuie sur des recherches bibliographiques d'auteurs et d'intellectuels qui parlent du thème et qui voient aussi dans l'écriture la possibilité de motiver des changements.pt_BR
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