Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28097
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_ThaisTavaresFernandesGomides_tcc.pdf222,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise da construção dicotômica das personagens de Cecília e Isabel em O Guarani, de José de Alencar
Autor(es): Gomides, Thais Tavares Fernandes
Orientador(es): Ribeiro, Pedro Mandagará
Assunto: Alencar, José de, 1829-1877
Literatura brasileira - crítica, interpretação, etc
Personagens literários - análise
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 9-Ago-2021
Referência: GOMIDES, Thais Tavares Fernandes. Uma análise da construção dicotômica das personagens de Cecília e Isabel em O Guarani, de José de Alencar. 2020. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo fazer uma breve análise da construção das personagens femininas de Isabel e Cecília da obra O Guarani, de José de Alencar, publicada pela primeira vez em 1857. Procura-se evidenciar a dicotomia das personagens em análise em relação aos estereótipos difundidos na sociedade do séc. XIX, que estabeleciam a mulher branca, loira e frágil como imagem de pureza e santidade e a mulher morena, de cabelos negros e olhos escuros como a imagem do pecado e da sedução. Com o intuito de traçar uma característica comum desse autor, foram utilizadas análises de personagens femininas de outras obras de Alencar, usando como base também textos de críticos literários brasileiros, como Antonio Candido.
Abstract: This work aims to make a brief analysis of the constructions of the female characters of Isabel and Cecilia from the book O Guarani, by José de Alencar, published for the first time in 1857. It seeks to highlight the dichotomy of the characters under analysis in relation to the widespread streotypes in the society of the century XIX, witch established the white, blonde and fragile woman as an image of purity and holiness and the brunette woman, with black hair and dark eyes as the image of sin and. In order to trace a common characteristic of this author, analyzes of female characters from others books by Alencar were used, also based on texts by Brazilian literary critics, such as Antonio Candido.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.