Título: | “Porque sou uma menina, suponho!” : Hermione Granger e as representações de gênero em Harry Potter |
Autor(es): | Coutinho, Natália Martins Rodrigues |
Orientador(es): | Schwantes, Cíntia Carla Moreira |
Assunto: | Literatura inglesa Harry Potter Feminismo e literatura Personagens literários |
Data de apresentação: | 2020 |
Data de publicação: | 9-Ago-2021 |
Referência: | COUTINHO, Natália Martins Rodrigues. “Porque sou uma menina, suponho!” : Hermione Granger e as representações de gênero em Harry Potter. 2020. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Este é um trabalho de natureza acadêmica e pretende analisar a série Harry Potter desde uma
perspectiva de representação de gênero. Para isso, é necessário perceber o impacto apreciável
que a série Harry Potter teve, por ter sido muito lida e atingido uma grande quantidade de
leitores. Do ponto de vista literário, vale destacar que, embora tenham claramente um
protagonista, os romances que compõem a saga dividem a função de protagonista entre três
personagens: os amigos Harry, Rony e Hermione. A personagem feminina tem grande
destaque, não sendo mera coadjuvante, mas ocupando um espaço que é por direito seu. Como
se trata de um título de literatura infanto-juvenil, pode-se esperar que tenha impacto na
formação dos jovens leitores e, por esse motivo, as questões de gênero e de igualdade de
gênero merecem atenção. O objetivo desse projeto é analisar o desempenho de Hermione
como personagem em seu próprio direito, bem como as representações de gênero presentes na
série, que podem ensejar debates e novos entendimentos sobre as funções de gênero. |
Abstract: | This is an academic paper and intends to analyze the Harry Potter series from a gender
representation perspective. Therefore, it’s necessary to realize the appreciable impact that the
Harry Potter series had, for being widely read and reached a large number of readers. In a
literary point of view, it’s worth mentioning that, although they clearly have a protagonist, the
novels that make up the saga divide the role of protagonist between three characters: the
friends Harry, Ron and Hermione. The female character has a huge spotlight, not being just a
support character, but occupying her place by right. As it’s a Children’s Literature book, it
can be expected to impact in the young readers’ training and, for this reason, gender issues
and gender equality deserve attention. This paper’s goal is to analyze Hermione’s
performance as a character in her own right, as well as the gender representations in the
series, which can enable debates and new understandings about gender roles. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.