Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28066
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RooseveltFonseca_tcc.pdf2,79 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Competências de comunicação em nível necessário e em nível necessário e em nível existente : um estudo com base na autoavaliação dos gerentes de projetos do Exército brasileiro
Autor(es): Fonseca, Roosevelt
Orientador(es): Dechandt, Siegrid Guillaumon
Assunto: Exército brasileiro
Gestão de projetos
Competências gerenciais
Comunicação organizacional
Data de apresentação: 28-Set-2020
Data de publicação: 30-Jul-2021
Referência: FONSECA, Roosevelt. Competências de comunicação em nível necessário e em nível necessário e em nível existente: um estudo com base na autoavaliação dos gerentes de projetos do Exército brasileiro. 2020. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Projetos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o grau em que se encontram desenvolvidas, no âmbito do Exército Brasileiro, as competências de comunicação integrantes do repertório de habilidades dos gerentes de projeto da Instituição, tendo como base a visão desses profissionais. Para tanto, ancorando-se na estrutura de competências conhecida como PMCF, o estudo foi iniciado com uma pesquisa bibliográfica exploratória, seguida pela aplicação de questionário aos participantes, transacionado por meio eletrônico, configurando a mediação da metodologia websurvey. Os resultados preliminares, além de indicarem o atingimento do objetivo estabelecido, apontaram um estágio de desenvolvimento das competências examinadas em patamar capaz de atender, com limitações, às necessidades de habilidades da Instituição na área de gerenciamento de projetos. Por isso pode-se dizer que também revelam oportunidade para um esforço de capacitação voltado para o desenvolvimento de competências pontuais da dimensão comunicação que se mostrem mais propícias a desencadear um círculo virtuoso de melhoria na totalidade da dimensão comunicacional.
Abstract: This work intends to evaluate the degree to which, within the Brazilian Army, the communication competencies are developed that are part of the repertoire of skills of the institution's project managers, based on the view of those professionals. For that, anchored on the competencies structure known as Project Management Competencies Framework (PMCF), the study started with an exploratory bibliographic research, followed by a digital questionnaire, configuring the mediation of the web survey methodology. The preliminary results, in addition to indicating the achievement of the established objective, showed a stage of development of the competencies examined at a level capable of meeting, with limitations, the skills needs of the Brazilian Army in the area of project management. Therefore, those results also reveal the need for a training effort aimed at developing specific competencies in the communication dimension that are more likely to trigger a virtuous circle of improvement in the entire communication dimension.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Projetos



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.