Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28062
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DanielRamosBraga_tcc.pdf4,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação de incertezas na inércia para uma plataforma de simulação de movimento de pequenos satélites
Autor(es): Braga, Daniel Ramos
Orientador(es): Ishihara, João Yoshiyuki
Coorientador(es): Borges, Renato Alves
Assunto: Plataforma de ar
Satélites artificiais
Simulação de sistemas
Data de apresentação: 14-Dez-2018
Data de publicação: 29-Jul-2021
Referência: BRAGA, Daniel Ramos. Aplicação de incertezas na inércia para uma plataforma de simulação de movimento de pequenos satélites. 2018. x, 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: É de extrema importância, para o estabelecimento de simulações acuradas de movimentos rotacionais em ambiente de microgravidade, que ocorra o balanceamento do simulador, isto é, a movimentação do centro de massa da estrutura em movimento à uma região suficientemente próxima, ou igual, ao centro de rotação, reduzindo-se, drasticamente, a interferência de torques gravitacionais. O centro de massa do simulador pode ser movido às proximidades do centro de rotação através de massas móveis cujos posicionamentos devem ser ajustados às localizações corretas, de acordo com a aplicação que deseja-se estipular. Determinação e controle de atitude acurados são imprescindíveis à missões que visam o lançamento e manutenção do satélite em condições corretas. Entretanto, é de extrema incoerência e dificuldade a realização de testes de determinação e controle de atitude em processo de voo do elemento aeroespacial. Desse modo, são utilizados simuladores fixados em terra. Entretanto, o ambiente terrestre é extremamente divergente daqueles nos quais os satélites serão lançados e estarão operando, criando-se diversas dificuldades à realização de simulações em solo. Simuladores, em solo, de satélites, possuem diversas aplicações industriais e educacionais, por exemplo, a verificação funcional de mudanças no projeto do satélite, integração e correção de erros entre hardware e software, teste de algoritmos de determinação e controle de atitude, criação de novas propostas e, consequentemente, teste físico relacionados a algoritmos de determinação e controle de atitude e, também, o ensino experimental de métodos de controle de satélites em ambiente laboratorial. O trabalho realizado visa uma análise geral do cenário envolvendo a simulação da movimentação de satélites em ambientes livres de torque, incluindo explicações sobre a estrutura simuladora presente em laboratório LAICA, a representação da rotação de sistemas de eixos coordenados, também em notação de quatérnions, e uma introdução às equações de movimento. Após a análise teórica, são propostas mudanças analíticas que visam uma maior generalidade aos modelos matemáticos usados no balanceamento da plataforma de ar.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.