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Título: Na era da desinformação, quem tem personalidade é rei : um estudo sobre informação política na rede social Instagram
Autor(es): Godoy, Raysla Silva
Orientador(es): Fausto Neto, Tiago Quiroga
Assunto: Instagram (Rede social on-line)
Notícias falsas
Fake news
Personalidade
Política
Informação
Redes sociais on-line
Comunicação virtual
Data de apresentação: 15-Dez-2020
Data de publicação: 26-Jul-2021
Referência: GODOY, Raysla Silva. Na era da desinformação, quem tem personalidade é rei: um estudo sobre informação política na rede social Instagram. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho monográfico pretende analisar como os indivíduos se comportam em relação a notícias obtidas pelas redes sociais, notadamente, pelo Instagram. Além disso, faz uma abordagem sobre a própria percepção do indivíduo como disseminador de fake news. Nesse sentido, realiza-se uma abordagem sobre o surgimento das redes sociais em seu contexto político e econômico, bem como ao culto à personalidade introduzido por esse modelo de interação social. Após, é construída a pesquisa empírica por meio de questionário formulado com 9 perguntas, divididas em duas partes aplicadas para usuários da Rede Social Instagram. A primeira parte voltada para o objeto da pesquisa, a segunda voltada para a aferição do perfil sócio econômico dos respondentes. Na primeira parte, foram apresentadas 5 questões com o objetivo de verificar como os respondentes se informam sobre temas relacionados à política por meio do Instagram e a busca por validação das informações em outras fontes de notícias. Como resultado, a pesquisa demonstra que existe uma tendência por se informar sobre política pelas redes sociais, notadamente, pelo Instagram e, mais, que existe uma percepção escassa de investigação e análise insuficiente sobre as fake news. Há correspondentes que, antes de atestarem o que era uma fake news, perceberam uma notícia falsa como verdadeira, e assim, obtiveram um falso senso da realidade por um período.
Abstract: This monographic work intends to analyze how individuals behave in relation to news obtained through social networks, notably through Instagram. In addition, it addresses the individual's own perception as a disseminator of fake news. In this sense, an approach is made about the emergence of social networks in their political and economic context, as well as the cult of personality introduced by this model of social interaction. Afterwards, research is built that shows that there is a tendency to find out about politics through social networks, notably through Instagram, and, moreover, that there is an insufficient perception about fake news.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2020.
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