Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fausto Neto, Tiago Quiroga | - |
dc.contributor.author | Godoy, Raysla Silva | - |
dc.identifier.citation | GODOY, Raysla Silva. Na era da desinformação, quem tem personalidade é rei: um estudo sobre informação política na rede social Instagram. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho monográfico pretende analisar como os indivíduos se comportam em
relação a notícias obtidas pelas redes sociais, notadamente, pelo Instagram. Além disso,
faz uma abordagem sobre a própria percepção do indivíduo como disseminador de fake
news. Nesse sentido, realiza-se uma abordagem sobre o surgimento das redes sociais em
seu contexto político e econômico, bem como ao culto à personalidade introduzido por
esse modelo de interação social. Após, é construída a pesquisa empírica por meio de
questionário formulado com 9 perguntas, divididas em duas partes aplicadas para usuários
da Rede Social Instagram. A primeira parte voltada para o objeto da pesquisa, a segunda
voltada para a aferição do perfil sócio econômico dos respondentes. Na primeira parte,
foram apresentadas 5 questões com o objetivo de verificar como os respondentes se
informam sobre temas relacionados à política por meio do Instagram e a busca por
validação das informações em outras fontes de notícias. Como resultado, a pesquisa
demonstra que existe uma tendência por se informar sobre política pelas redes sociais,
notadamente, pelo Instagram e, mais, que existe uma percepção escassa de investigação
e análise insuficiente sobre as fake news. Há correspondentes que, antes de atestarem o
que era uma fake news, perceberam uma notícia falsa como verdadeira, e assim,
obtiveram um falso senso da realidade por um período. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instagram (Rede social on-line) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Notícias falsas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fake news | pt_BR |
dc.subject.keyword | Personalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política | pt_BR |
dc.subject.keyword | Informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais on-line | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação virtual | pt_BR |
dc.title | Na era da desinformação, quem tem personalidade é rei : um estudo sobre informação política na rede social Instagram | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-26T20:17:36Z | - |
dc.date.available | 2021-07-26T20:17:36Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28051 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This monographic work intends to analyze how individuals behave in relation to news
obtained through social networks, notably through Instagram. In addition, it addresses the
individual's own perception as a disseminator of fake news. In this sense, an approach is
made about the emergence of social networks in their political and economic context, as
well as the cult of personality introduced by this model of social interaction. Afterwards,
research is built that shows that there is a tendency to find out about politics through social
networks, notably through Instagram, and, moreover, that there is an insufficient
perception about fake news. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
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