Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28049
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MicheleJaderPandini_tcc.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
2020_MicheleJaderPandini_produto.pdf476,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Violência online nos bate-papos em transmissões de jogos eletrônicos : uma análise do campeonato Overwatch Contenders temporada 1 de 2019
Outros títulos: Violência online nos bate-papos em transmissões de jogos eletrônicos : uma análise da Overwatch Contenders Souht America 2019
Autor(es): Pandini, Michele Jader
Orientador(es): Silva, Ellis Regina Araújo da
Assunto: Comunicação
Violência
Competição no esporte
Jogos on-line
Jogos eletrônicos
Data de apresentação: 9-Dez-2020
Data de publicação: 26-Jul-2021
Referência: PANDINI, Michele Jader. Violência online nos bate-papos em transmissões de jogos eletrônicos: uma análise do campeonato Overwatch Contenders temporada 1 de 2019. 2020. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este é o memorial descritivo da produção do artigo científico de mesmo nome, com o intuito de analisar o teor de mensagens trocadas em um campeonato do jogo Overwatch, a Overwatch Contenders South America de 2019, e também de estudar como a Comunicação pode atuar nesse cenário. Para isso, este trabalho avaliou as diferentes facetas da violência online, aplicando uma metodologia de análise de conteúdo. A motivação deste trabalho foi a busca para entender se, ao ter moderação humana e automática, existe uma interferência positiva ou negativa na comunidade e nas transmissões online ao vivo de jogos eletrônicos. Foram analisadas mais de duas mil mensagens moderadas em um universo de mais de cinquenta mil mensagens enviadas, buscando avaliar se tinham teor violento e, se sim, em qual categoria de violência se inserem: machismo, racismo, homofobia ou violência verbal. Os resultados mostram que há violência nesses lugares, contudo, a atuação de moderadores e a diminuição do anonimato refletem em um ambiente menos hostil e mais agradável para todos os tipos de público. Conclui-se que há espaço para intervenção, por parte das empresas, para atuar em suas transmissões com profissionais preferencialmente da área de Comunicação e correlatas e que estejam empenhados e alinhados em tornar a comunidade de jogadores e expectadores mais harmoniosa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.