Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Ellis Regina Araújo da | - |
dc.contributor.author | Pandini, Michele Jader | - |
dc.identifier.citation | PANDINI, Michele Jader. Violência online nos bate-papos em transmissões de jogos eletrônicos: uma análise do campeonato Overwatch Contenders temporada 1 de 2019. 2020. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este é o memorial descritivo da produção do artigo científico de mesmo nome, com o intuito
de analisar o teor de mensagens trocadas em um campeonato do jogo Overwatch, a
Overwatch Contenders South America de 2019, e também de estudar como a Comunicação
pode atuar nesse cenário. Para isso, este trabalho avaliou as diferentes facetas da violência
online, aplicando uma metodologia de análise de conteúdo. A motivação deste trabalho foi a
busca para entender se, ao ter moderação humana e automática, existe uma interferência
positiva ou negativa na comunidade e nas transmissões online ao vivo de jogos eletrônicos.
Foram analisadas mais de duas mil mensagens moderadas em um universo de mais de
cinquenta mil mensagens enviadas, buscando avaliar se tinham teor violento e, se sim, em
qual categoria de violência se inserem: machismo, racismo, homofobia ou violência verbal.
Os resultados mostram que há violência nesses lugares, contudo, a atuação de moderadores e
a diminuição do anonimato refletem em um ambiente menos hostil e mais agradável para
todos os tipos de público. Conclui-se que há espaço para intervenção, por parte das empresas,
para atuar em suas transmissões com profissionais preferencialmente da área de Comunicação
e correlatas e que estejam empenhados e alinhados em tornar a comunidade de jogadores e
expectadores mais harmoniosa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competição no esporte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos on-line | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.title | Violência online nos bate-papos em transmissões de jogos eletrônicos : uma análise do campeonato Overwatch Contenders temporada 1 de 2019 | pt_BR |
dc.title.alternative | Violência online nos bate-papos em transmissões de jogos eletrônicos : uma análise da Overwatch Contenders Souht America 2019 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-26T19:39:18Z | - |
dc.date.available | 2021-07-26T19:39:18Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28049 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
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