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Título: Efeitos dos algoritmos de personalização em plataformas de vídeo online
Autor(es): Bonetti, Natália Guarany
Orientador(es): Silva, Sivaldo Pereira da
Assunto: Plataformas digitais
Entretenimento
Inteligência artificial
Algoritmos
Big Data
Data de apresentação: 3-Dez-2019
Data de publicação: 22-Jul-2021
Referência: BONETTI, Natália Guarany. Efeitos dos algoritmos de personalização em plataformas de vídeo online. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O mercado está passando por diversas mudanças com a interferência das tecnologias. A Inteligência Artificial e Big Data são duas tecnologias que estão modificando a forma de se produzir e consumir entretenimento no mundo, pois ambas geram insumos para produzir e disseminar conteúdos em plataformas de maneira mais eficaz e assertiva para seu público. Essas transformações estão tornando cada vez mais competitivo o mercado e assim se aflorou a necessidade de diferenciação por parte das empresas. Uma estratégia para se diferenciar dos concorrentes é a utilização da personalização. Conteúdos já produzidos voltados para um mercado tem potencial de aceitação muito maior por parte dos telespectadores, dessa forma foram crescendo plataformas de streaming como o Youtube e a Netflix. Essas duas plataformas tem uma forte coisa em comum, algoritmos de personalização que estimulam o consumo de seus produtos. Com o intuito de checar a eficácia desses algoritmos, o presente estudo retrata um experimento realizado testando a experiência do usuário e a intenção de compra em três plataformas. A primeira plataforma sendo completamente não personalizada, a segunda personalizada de acordo com as maiores vendas de bilheterias e a terceira personalizada com os dados fornecidos pelos respondentes. O resultado obtido com o experimento foi que quanto mais personalizada a plataforma, melhor é a experiência do usuário, consequentemente aumentando a intenção de compra. Por fim, o estudo concluiu que a personalização é uma ferramenta fundamental no quesito diferenciação dentro das empresas e possui enorme potencial melhorando a imagem da marca e aumentando o fluxo de vendas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2019.
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