Título: | Processos de big data na iniciativa privada e comportamento do consumidor : estudo exploratório sobre características, impactos e tendências |
Autor(es): | Hagen, Laura Pereira Hijdra van |
Orientador(es): | Silva, Sivaldo Pereira da |
Assunto: | Big Data Indústria 4.0 Inteligência artificial Comportamento do consumidor Setor privado |
Data de apresentação: | 4-Dez-2019 |
Data de publicação: | 21-Jul-2021 |
Referência: | HAGEN, Laura Pereira Hijdra van. Processos de big data na iniciativa privada e comportamento do consumidor: estudo exploratório sobre características, impactos e tendências. 2019. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A tecnologia de dados está crescendo e se tornando substancial para organizações,
sendo acompanhada pela onda da transformação digital e dentro de um contexto de
Indústria 4.0. Os processos de Big Data são comumente abordados juntamente à
conceitos de Inteligência Artificial, na medida em que essas tecnologias são
correlacionadas. A utilização de processos de Big Data é crescente em diversos
setores da iniciativa privada, na medida em que o dado torna-se uma matéria-prima
cada vez mais relevante. Seus benefícios são inúmeros para os negócios,
especialmente no que tange à compreensão do comportamento do consumidor e
identificação de novas formas de atingi-lo, por meio da análise preditiva e da
personalização, por exemplo. A implantação de ferramentas de Big Data pode ser
desafiadora nas organizações, provocando novos aspectos da cultura organizacional,
que agora precisa ser voltada para dados, e demandando novos tipos de profissionais,
especializados em habilidades inéditas. Além disso, há riscos envolvidos na utilização
dessas ferramentas, com foco na privacidade do usuário e controle social,
especialmente se relacionados aos conceitos de datificação, que consideram os
dados on-line quantificados como forma de entendimento do comportamento humano.
Considerando este cenário, as empresas (B2B ou B2C) buscam formas de garantir a
segurança dos dados de seus clientes, na medida em que a pauta torna-se cada vez
mais relevante e polêmica. Por meio de entrevistas com profissionais de empresas e
experts no tema, estudos de caso, sondagem de opinião e revisão bibliográfica, este
trabalho buscou entender como organizações privadas utilizam processos de Big Data
e seus reflexos no comportamento do consumidor contemporâneo. |
Abstract: | Data technology is growing and becoming substantial for organizations, being
accompanied by the wave of digital transformation and within an Industry 4.0 context.
Big data processes are commonly approached alongside Artificial Intelligence
concepts as these technologies are correlated. The use of big data processes is
increasing in various private sector sectors as data becomes an increasingly relevant
raw material. Its benefits are countless for business, especially in understanding
consumer behavior and identifying new ways to achieve it through predictive analytics
and personalization, for example. Deploying big data tools can be challenging in
organizations, sparking new aspects of the organizational culture that now needs to be
data driven, and demanding new types of professionals who specialize in
unprecedented skills. In addition, there are risks involved in using these tools, focusing
on user privacy and social control, especially if related to the concepts of datification,
which consider quantified online data as a way of understanding human behavior.
Considering this scenario, companies (B2B or B2C) are looking for ways to ensure the
security of their clients' data, as the agenda becomes increasingly relevant and
controversial. Through interviews with business professionals and experts, case
studies, opinion polls and bibliographic review, this paper sought to understand how
private organizations use Big Data processes and their reflections on contemporary
consumer behavior. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
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