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dc.contributor.advisorSilva, Sivaldo Pereira da-
dc.contributor.authorHagen, Laura Pereira Hijdra van-
dc.identifier.citationHAGEN, Laura Pereira Hijdra van. Processos de big data na iniciativa privada e comportamento do consumidor: estudo exploratório sobre características, impactos e tendências. 2019. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA tecnologia de dados está crescendo e se tornando substancial para organizações, sendo acompanhada pela onda da transformação digital e dentro de um contexto de Indústria 4.0. Os processos de Big Data são comumente abordados juntamente à conceitos de Inteligência Artificial, na medida em que essas tecnologias são correlacionadas. A utilização de processos de Big Data é crescente em diversos setores da iniciativa privada, na medida em que o dado torna-se uma matéria-prima cada vez mais relevante. Seus benefícios são inúmeros para os negócios, especialmente no que tange à compreensão do comportamento do consumidor e identificação de novas formas de atingi-lo, por meio da análise preditiva e da personalização, por exemplo. A implantação de ferramentas de Big Data pode ser desafiadora nas organizações, provocando novos aspectos da cultura organizacional, que agora precisa ser voltada para dados, e demandando novos tipos de profissionais, especializados em habilidades inéditas. Além disso, há riscos envolvidos na utilização dessas ferramentas, com foco na privacidade do usuário e controle social, especialmente se relacionados aos conceitos de datificação, que consideram os dados on-line quantificados como forma de entendimento do comportamento humano. Considerando este cenário, as empresas (B2B ou B2C) buscam formas de garantir a segurança dos dados de seus clientes, na medida em que a pauta torna-se cada vez mais relevante e polêmica. Por meio de entrevistas com profissionais de empresas e experts no tema, estudos de caso, sondagem de opinião e revisão bibliográfica, este trabalho buscou entender como organizações privadas utilizam processos de Big Data e seus reflexos no comportamento do consumidor contemporâneo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBig Datapt_BR
dc.subject.keywordIndústria 4.0pt_BR
dc.subject.keywordInteligência artificialpt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.keywordSetor privadopt_BR
dc.titleProcessos de big data na iniciativa privada e comportamento do consumidor : estudo exploratório sobre características, impactos e tendênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-21T21:02:21Z-
dc.date.available2021-07-21T21:02:21Z-
dc.date.submitted2019-12-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28016-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Data technology is growing and becoming substantial for organizations, being accompanied by the wave of digital transformation and within an Industry 4.0 context. Big data processes are commonly approached alongside Artificial Intelligence concepts as these technologies are correlated. The use of big data processes is increasing in various private sector sectors as data becomes an increasingly relevant raw material. Its benefits are countless for business, especially in understanding consumer behavior and identifying new ways to achieve it through predictive analytics and personalization, for example. Deploying big data tools can be challenging in organizations, sparking new aspects of the organizational culture that now needs to be data driven, and demanding new types of professionals who specialize in unprecedented skills. In addition, there are risks involved in using these tools, focusing on user privacy and social control, especially if related to the concepts of datification, which consider quantified online data as a way of understanding human behavior. Considering this scenario, companies (B2B or B2C) are looking for ways to ensure the security of their clients' data, as the agenda becomes increasingly relevant and controversial. Through interviews with business professionals and experts, case studies, opinion polls and bibliographic review, this paper sought to understand how private organizations use Big Data processes and their reflections on contemporary consumer behavior.pt_BR
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