Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28000
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GuilhermeRodriguesMirandaLopes_tcc.pdf322,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atitudes do consumidor em relação à carne in vitro como alternativa à carne bovina : uma revisão sistematizada
Autor(es): Lopes, Guilherme Rodrigues Miranda
Orientador(es): Pineli, Lívia de Lacerda de Oliveira
Assunto: Consumidores - comportamento de compra
Carne bovina
Alimentos de origem animal
Alimentos - consumo
Consumidores - preferência
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 21-Jul-2021
Referência: LOPES, Guilherme Rodrigues Miranda. Atitudes do consumidor em relação à carne in vitro como alternativa à carne bovina: uma revisão sistematizada. 2020. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta é revisão sistematizada que tem como objetivo analisar estudos feitos sobre a atitude e aceitação dos consumidores em relação a substituição de carne bovina pela carne in vitro, fornecendo uma visão geral da propensão dos consumidores a fazerem essa substituição e sobre os fatores que influenciam essa possível substituição. De 1009 artigos resultantes da busca em 4 bases de dados (Web of Science, Pubmed, Scopus e Google Acadêmico), foram selecionados 45 estudos com base nos critérios de inclusão e exclusão delineados. Foram encontrados estudos com questionários online e/ou presenciais, que ocorreram em 27 países. Os países que apresentaram mais estudos foram os EUA, China e os Países Baixos. Foi observado que as características necessárias para o consumidor ter maior aceitação, e assim maior propensão a compra e consumo da carne in vitro foram sabor, sustentabilidade, naturalidade e benefícios à saúde. Também foi visualizado que a informação prévia sobre a carne in vitro ajuda para uma maior aceitação dos consumidores e que a divulgação de informações durante os anos deve ser intensificada para que no futuro as pessoas tenham uma visão melhor sobre a carne in vitro. Adicionalmente, observou-se a influência do posicionamento político individual sobre a propensão ao consumo. Por fim, estudos demonstraram que alguns países como EUA e China podem possuir mercado consumidor relevante. Mais estudos devem ser realizados, principalmente estudos sensoriais, para se ter maior noção do posicionamento das pessoas para a substituição da carne bovina pela carne in vitro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.