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dc.contributor.advisorPineli, Lívia de Lacerda de Oliveira-
dc.contributor.authorLopes, Guilherme Rodrigues Miranda-
dc.identifier.citationLOPES, Guilherme Rodrigues Miranda. Atitudes do consumidor em relação à carne in vitro como alternativa à carne bovina: uma revisão sistematizada. 2020. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta é revisão sistematizada que tem como objetivo analisar estudos feitos sobre a atitude e aceitação dos consumidores em relação a substituição de carne bovina pela carne in vitro, fornecendo uma visão geral da propensão dos consumidores a fazerem essa substituição e sobre os fatores que influenciam essa possível substituição. De 1009 artigos resultantes da busca em 4 bases de dados (Web of Science, Pubmed, Scopus e Google Acadêmico), foram selecionados 45 estudos com base nos critérios de inclusão e exclusão delineados. Foram encontrados estudos com questionários online e/ou presenciais, que ocorreram em 27 países. Os países que apresentaram mais estudos foram os EUA, China e os Países Baixos. Foi observado que as características necessárias para o consumidor ter maior aceitação, e assim maior propensão a compra e consumo da carne in vitro foram sabor, sustentabilidade, naturalidade e benefícios à saúde. Também foi visualizado que a informação prévia sobre a carne in vitro ajuda para uma maior aceitação dos consumidores e que a divulgação de informações durante os anos deve ser intensificada para que no futuro as pessoas tenham uma visão melhor sobre a carne in vitro. Adicionalmente, observou-se a influência do posicionamento político individual sobre a propensão ao consumo. Por fim, estudos demonstraram que alguns países como EUA e China podem possuir mercado consumidor relevante. Mais estudos devem ser realizados, principalmente estudos sensoriais, para se ter maior noção do posicionamento das pessoas para a substituição da carne bovina pela carne in vitro.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - comportamento de comprapt_BR
dc.subject.keywordCarne bovinapt_BR
dc.subject.keywordAlimentos de origem animalpt_BR
dc.subject.keywordAlimentos - consumopt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - preferênciapt_BR
dc.titleAtitudes do consumidor em relação à carne in vitro como alternativa à carne bovina : uma revisão sistematizadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-21T16:04:22Z-
dc.date.available2021-07-21T16:04:22Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28000-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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