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Título: Responsabilidade social empresarial e a sustentabilidade na hotelaria
Autor(es): Monforte, Sérgio de Freitas
Orientador(es): Bittencourt, Ariadne Pedra
Assunto: Responsabilidade social da empresa
Turismo
Desenvolvimento sustentável
Hotelaria
Data de apresentação: 2007
Data de publicação: 20-Mai-2009
Referência: MONFORTE, Sérgio de Freitas. Responsabilidade social empresarial e a sustentabilidade na hotelaria. 2007. 80 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)- Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Este estudo tem como ponto de partida a importância das inovações tecnológicas na evolução da humanidade e como estas inovações impactam a natureza e as relações sociais. Traz também, cronologicamente, o histórico do debate internacional sobre a evolução do conceito de “Desenvolvimento Sustentável” e os principais acordos e mecanismos que buscam amenizar o impacto da ação humana no planeta, para que as gerações futuras possam usufruir dos recursos necessários para garantir uma boa qualidade de vida. Evidencia o importante papel da iniciativa privada para o desenvolvimento social e econômico das comunidades, e relaciona algumas normas e ferramentas de gestão da “Responsabilidade Social Empresarial”. Discorre, ainda, sobre a tendência de a ciência contábil extrapolar a visão estritamente econômica, passando a medir e considerar os dados ambientais e sociais nas decisões estratégicas, o chamado “Tripé da Sustentabilidade” (Econômico, Social e Ambiental). Coloca o turismo e a gestão hoteleira na perspectiva do Desenvolvimento Sustentável e da Responsabilidade Social Empresarial. Utiliza como referência metodológica o relatório de sustentabilidade do “Grupo Spier”, responsável pelas atividades de um hotel situado na África do Sul, que aplica os indicadores de sustentabilidade propostos pelo GRI – Global Reporting Initiative. Por fim, após análise do citado relatório foi elaborado um plano de ação, com base na metodologia das quatro condições sistêmicas da sustentabilidade proposta pela TNS – The Natural Step, para indicar os caminhos que este hotel deverá seguir para a busca da sustentabilidade.
Abstract: This work has as starting point on the importance of the technological innovations in the evolution of the humanity and as these new technologies impacts the nature and social relations. Describe the international debate on the evolution of the concept of “Sustainable Development”, the main agreements and mechanisms that they search to brighten up the impact of the human activities in the planet, so that the future generations have the chance to use the same resources that we used and to take care of its necessity. Evidences the important roll that private sector has in the social and economic development of society, and relates some norms and tools to manage “Corporate Social Responsibility”. Discourses on the trend that accounting have to surpasses the economic vision and start to measure and to consider the environment and social data in the strategic decisions, the “Triple Botton Line” approach (Economic, Social and Environmental). It places the tourism and the hotelier management in the perspective of the Sustainable Development and the Corporate Social Responsibility. Use as methodology reference the sustainability report of “Spier Group”, responsible for the activities of a hotel situated in South Africa, that considered the GRI – Global Reporting Initiative. After the analysis of the report was elaborated an action plan on the basis methodology of the four systemic conditions of the sustainability proposal for the TNS – Natural The Step.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.TCC.280
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