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Título: Educação Bilíngue de e para surdos : uma proposta de unidade didática para o ensino de PSLS no 3o ano do Ensino Médio
Autor(es): Silva, Ingrid da Costa
Orientador(es): Nascimento, Sandra Patrícia de Faria do
Assunto: Educação bilíngue
Educação especial
Surdos - aquisição da segunda língua
Surdos - educação
Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL)
Data de apresentação: 10-Jul-2019
Data de publicação: 21-Jul-2021
Referência: SILVA, Ingrid da Costa. Educação Bilíngue de e para surdos: uma proposta de unidade didática para o ensino de PSLS no 3o ano do Ensino Médio. 2019. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata da educação bilíngue de surdos no Brasil, com foco no ensino de português como segunda língua. Tendo em vista que atualmente o ensino de PSLS ainda possui falhas e inadequações, a presente pesquisa tem como objetivos (i) discutir a Educação Bilíngue de surdos, conforme as perspectivas jurídicas e linguísticas, e (ii) propor uma unidade didática de PSLS aplicável no 3o ano do ensino médio. Para a construção da discussão sobre a Educação Bilíngue de surdos, foi feita a seleção e a análise de textos acadêmicos e de textos oficiais da legislação vigente no país. O produto gerado pela pesquisa foi a unidade didática Pensando nas Profissões, que contou com os seguintes passos de elaboração: (i) delimitação do público- alvo; (ii) escolha do tema; (iii) seleção dos textos; (iv) análise dos textos; (v) adaptação e adequação dos textos; (vi) organização dos textos; (vii produção das atividades dos textos.
Abstract: The present Paper of Conclusion Course deals with bilingual deaf education in Brazil, focusing on the teaching of Portuguese as a second language. Given that currently the teaching of PSLS still has flaws and inadequacies, the present research aims to (i) discuss Bilingual Deaf Education, according to the legal and linguistic perspectives, and (ii) to propose a didactic unit of PSLS applicable in the 3rd year of high school. For the construction of the discussion about Bilingual Education for deaf, it was made the selection and analysis of academic texts and official texts of the legislation in force in the country. The product generated by the research was the didactic unit Thinking in the Professions, which had the following elaboration steps: (i) delimitation of the target audience; (ii) choice of theme; (iii) selection of texts; (iv) analysis of texts; (v) adaptation and adequacy of texts; (vi) organization of texts; (vii production of the activities of the texts.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2019.
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