Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nascimento, Sandra Patrícia de Faria do | - |
dc.contributor.author | Silva, Ingrid da Costa | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ingrid da Costa. Educação Bilíngue de e para surdos: uma proposta de unidade didática para o ensino de PSLS no 3o ano do Ensino Médio. 2019. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata da educação bilíngue de surdos no
Brasil, com foco no ensino de português como segunda língua. Tendo em vista que
atualmente o ensino de PSLS ainda possui falhas e inadequações, a presente pesquisa tem
como objetivos (i) discutir a Educação Bilíngue de surdos, conforme as perspectivas
jurídicas e linguísticas, e (ii) propor uma unidade didática de PSLS aplicável no 3o ano
do ensino médio. Para a construção da discussão sobre a Educação Bilíngue de surdos,
foi feita a seleção e a análise de textos acadêmicos e de textos oficiais da legislação
vigente no país. O produto gerado pela pesquisa foi a unidade didática Pensando nas
Profissões, que contou com os seguintes passos de elaboração: (i) delimitação do público-
alvo; (ii) escolha do tema; (iii) seleção dos textos; (iv) análise dos textos; (v) adaptação e
adequação dos textos; (vi) organização dos textos; (vii produção das atividades dos textos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - aquisição da segunda língua | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL) | pt_BR |
dc.title | Educação Bilíngue de e para surdos : uma proposta de unidade didática para o ensino de PSLS no 3o ano do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-21T12:09:26Z | - |
dc.date.available | 2021-07-21T12:09:26Z | - |
dc.date.submitted | 2019-07-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27990 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present Paper of Conclusion Course deals with bilingual deaf education in Brazil,
focusing on the teaching of Portuguese as a second language. Given that currently the
teaching of PSLS still has flaws and inadequacies, the present research aims to (i) discuss
Bilingual Deaf Education, according to the legal and linguistic perspectives, and (ii) to
propose a didactic unit of PSLS applicable in the 3rd year of high school. For the
construction of the discussion about Bilingual Education for deaf, it was made the
selection and analysis of academic texts and official texts of the legislation in force in the
country. The product generated by the research was the didactic unit Thinking in the
Professions, which had the following elaboration steps: (i) delimitation of the target
audience; (ii) choice of theme; (iii) selection of texts; (iv) analysis of texts; (v) adaptation
and adequacy of texts; (vi) organization of texts; (vii production of the activities of the
texts. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português do Brasil como Segunda Língua
|