Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27990
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_IngridDaCostaSilva_tcc.pdf8,67 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNascimento, Sandra Patrícia de Faria do-
dc.contributor.authorSilva, Ingrid da Costa-
dc.identifier.citationSILVA, Ingrid da Costa. Educação Bilíngue de e para surdos: uma proposta de unidade didática para o ensino de PSLS no 3o ano do Ensino Médio. 2019. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso trata da educação bilíngue de surdos no Brasil, com foco no ensino de português como segunda língua. Tendo em vista que atualmente o ensino de PSLS ainda possui falhas e inadequações, a presente pesquisa tem como objetivos (i) discutir a Educação Bilíngue de surdos, conforme as perspectivas jurídicas e linguísticas, e (ii) propor uma unidade didática de PSLS aplicável no 3o ano do ensino médio. Para a construção da discussão sobre a Educação Bilíngue de surdos, foi feita a seleção e a análise de textos acadêmicos e de textos oficiais da legislação vigente no país. O produto gerado pela pesquisa foi a unidade didática Pensando nas Profissões, que contou com os seguintes passos de elaboração: (i) delimitação do público- alvo; (ii) escolha do tema; (iii) seleção dos textos; (iv) análise dos textos; (v) adaptação e adequação dos textos; (vi) organização dos textos; (vii produção das atividades dos textos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação bilínguept_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordSurdos - aquisição da segunda línguapt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPortuguês do Brasil como Segunda Língua (PBSL)pt_BR
dc.titleEducação Bilíngue de e para surdos : uma proposta de unidade didática para o ensino de PSLS no 3o ano do Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-21T12:09:26Z-
dc.date.available2021-07-21T12:09:26Z-
dc.date.submitted2019-07-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27990-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present Paper of Conclusion Course deals with bilingual deaf education in Brazil, focusing on the teaching of Portuguese as a second language. Given that currently the teaching of PSLS still has flaws and inadequacies, the present research aims to (i) discuss Bilingual Deaf Education, according to the legal and linguistic perspectives, and (ii) to propose a didactic unit of PSLS applicable in the 3rd year of high school. For the construction of the discussion about Bilingual Education for deaf, it was made the selection and analysis of academic texts and official texts of the legislation in force in the country. The product generated by the research was the didactic unit Thinking in the Professions, which had the following elaboration steps: (i) delimitation of the target audience; (ii) choice of theme; (iii) selection of texts; (iv) analysis of texts; (v) adaptation and adequacy of texts; (vi) organization of texts; (vii production of the activities of the texts.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português do Brasil como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.