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Título: Análise do uso das marcas de aspectos do Português Brasileiro e da Língua Brasileira de Sinais
Autor(es): Oliveira, Daniel Sousa de
Orientador(es): Felten, Eduardo Felipe
Assunto: Língua brasileira de sinais
Língua portuguesa - verbos
Estudantes com necessidades educativas especiais
Língua portuguesa - estudo e ensino
Surdos - educação
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 21-Jul-2021
Referência: OLIVEIRA, Daniel Sousa de. Análise do uso das marcas de aspectos do Português Brasileiro e da Língua Brasileira de Sinais. 2018. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo contrastar as noções aspectuais de verbos na Libras e no Português escrito e analisar a realização dos verbos SER, TER e ESTAR na Libras. Para tanto, dividimos os percursos metodológicos em três etapas, sendo: i) levantamento bibliográfico acerca do tema abordado nesta pesquisa – aspecto verbal na Língua de sinais brasileira e da Língua portuguesa; ii) entrevistas com alunos Surdos da Universidade de Brasília por meio de registro videográfico; e iii) análise das entrevistas registradas em ii, com foco no uso do aspecto dos verbos ‘ter’, ‘ser’ e ‘estar’. Os procedimentos possuem caráter qualitativo e descritivo e a metodologia empregada é de cunho descritivo-analítico para descrever as características dos aspectos verbais e a realização dos verbos TER, SER e ESTAR na Libras.
Abstract: This paper aims to contrast the aspectual notions of the verbs in Libras and in Written Portuguese and to analyze the achievement of the verbs SER, TER and ESTAR in Libras. The methodology for this paper was divided in three steps i) a bibliographic survey about the topic addressed in this research – the verbal aspect of Brazilian Sign Language and Portuguese Language; ii) interviews with deaf students of University of Brasilia through a videographic recording; and iii) Analysis of the interviews recorded in ii, in which the focus in the use of the verb aspects ‘ter’, ‘ser’ and ‘estar’. The procedures are qualitative and descriptive. Besides. the methodology used is descriptive-analytical to describe the characteristics of the verbal aspects and the achievement of the verbs TER, SER and ESTAR in Libras.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2018.
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