Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Felten, Eduardo Felipe | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Daniel Sousa de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Daniel Sousa de. Análise do uso das marcas de aspectos do Português Brasileiro e da Língua Brasileira de Sinais. 2018. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo contrastar as noções aspectuais de verbos na Libras e no
Português escrito e analisar a realização dos verbos SER, TER e ESTAR na Libras. Para tanto,
dividimos os percursos metodológicos em três etapas, sendo: i) levantamento bibliográfico
acerca do tema abordado nesta pesquisa – aspecto verbal na Língua de sinais brasileira e da
Língua portuguesa; ii) entrevistas com alunos Surdos da Universidade de Brasília por meio de
registro videográfico; e iii) análise das entrevistas registradas em ii, com foco no uso do aspecto
dos verbos ‘ter’, ‘ser’ e ‘estar’. Os procedimentos possuem caráter qualitativo e descritivo e a
metodologia empregada é de cunho descritivo-analítico para descrever as características dos
aspectos verbais e a realização dos verbos TER, SER e ESTAR na Libras. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - verbos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.title | Análise do uso das marcas de aspectos do Português Brasileiro e da Língua Brasileira de Sinais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-21T12:00:34Z | - |
dc.date.available | 2021-07-21T12:00:34Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27989 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper aims to contrast the aspectual notions of the verbs in Libras and in Written
Portuguese and to analyze the achievement of the verbs SER, TER and ESTAR in Libras. The
methodology for this paper was divided in three steps i) a bibliographic survey about the topic
addressed in this research – the verbal aspect of Brazilian Sign Language and Portuguese
Language; ii) interviews with deaf students of University of Brasilia through a videographic
recording; and iii) Analysis of the interviews recorded in ii, in which the focus in the use of the
verb aspects ‘ter’, ‘ser’ and ‘estar’. The procedures are qualitative and descriptive. Besides. the
methodology used is descriptive-analytical to describe the characteristics of the verbal aspects
and the achievement of the verbs TER, SER and ESTAR in Libras. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português do Brasil como Segunda Língua
|