Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27988
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GabrielGuilhermeBarrosMagalhaes_tcc.pdf846,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Crenças dos estudantes sobre o ensino e aprendizagem não presencial da língua japonesa em situação de pandemia
Autor(es): Magalhães, Gabriel Guilherme Barros
Orientador(es): Joko, Alice Tamie
Assunto: Língua japonesa - estudo e ensino
Motivação na educação
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemia
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 21-Jul-2021
Referência: MAGALHÃES, Gabriel Guilherme Barros. Crenças dos estudantes sobre o ensino e aprendizagem não presencial da língua japonesa em situação de pandemia. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta monografia é o resultado de uma pesquisa realizada no primeiro semestre letivo de 2020, com estudantes e professores do curso de Letras – Língua e Literatura Japonesa da UnB. Na metodologia, de cunho qualitativo, foram utilizados três questionários aplicados mensalmente ao longo do semestre com o objetivo de identificar as crenças, expectativas e motivação dos estudantes, bem como sua relação com os professores, e relacioná-las com a qualidade do aprendizado de língua japonesa de forma não presencial, isto é, no contexto da pandemia do coronavírus ocorrida em 2020. Através da pesquisa, fomos capazes de compreender a relação das crenças e expectativas com a motivação dos estudantes e identificar fatores importantes para o aproveitamento da aprendizagem de modo não presencial. Descobrimos, ainda, as dificuldades encontradas, pontos positivos e pontos negativos desse modelo de aprendizagem.
Abstract: This monograph is the result of a research held in the second semester of 2020, with students and teachers from the course of Letters – Japanese Language and Literature of the University of Brasilia. In the methodology, of qualitative imprint, there were three questionnaires provided monthly through the course of the semester, with the goal of identifying beliefs, expectations and motivation of students, as well as their relationship with teachers, and relate them with the quality of Japanese language learning in a non-presential environment, that is, in the context of the coronavirus pandemic occurred in 2020. Through this research, we were capable of comprehend the relation between beliefs and expectations with student’s motivation and identify important matters to harnessing the ability to learn through the non-presential approach. We also found out the difficulties, as long as the positive and negative aspects of this learning approach.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.