Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27970
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_DianaBargasDeCarvalho_tcc.pdf740,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estado da arte em valoração de danos ambientais no Brasil
Autor(es): Carvalho, Diana Bargas de
Orientador(es): Souza, Álvaro Nogueira de
Assunto: Dano ambiental
Proteção ambiental
Crise ambiental
Degradação ambiental
Data de apresentação: Nov-2020
Data de publicação: 19-Jul-2021
Referência: CARVALHO, Diana Bargas de. Estado da arte em valoração de danos ambientais no Brasil. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A forma do homem se relacionar com a natureza tem forte influência da sociedade e de como ela é constituída e formada. Com a Revolução Industrial a ação do homem sobre a natureza se tornou insustentável, aumentando a pressão em cima dos recursos ambientais. Países começaram a testemunhar desastres ambientais, dando início a mudança de percepção em relação ao meio ambiente e a uma evolução de políticas públicas e decisões em âmbito mundial a respeito das questões ambientais. No Brasil, existem leis que restringem o uso dos bens e recursos ambientais determinando sanções, sendo os prejuízos causados por danos ambientais reparados pelos mecanismos da responsabilidade civil ambiental fazendo uso dos meios processuais preventivos, podendo ainda ser coibido pela aplicação de penalidades administrativas e sanções criminais O dano ambiental pode ser visto como sendo toda interferência antrópica infligida ao patrimônio ambiental, capaz de desencadear perturbações desfavoráveis ao equilíbrio ecológico, à sadia qualidade de vida, ou a quaisquer outros valores coletivos ou de pessoas. Valorar ou determinar o valor econômico de um bem ou recurso ambiental é estimar o valor monetário deste recurso em comparação a outros serviços existentes na economia. Ainda hoje não existe um consenso quanto à eficiência de um método em relação ao outro, mesmo porque não existe uma forma de se precisar o real preço de um bem ou serviço ambiental, deste modo o presente trabalho apresenta algumas metodologias de se valorar um bem ambiental que de algum modo foi danificado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.