Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27929
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MatheusCostaSilva_tcc.pdf731,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A construção da identidade de professores(as) de Inglês na Residência Pedagógica
Autor(es): Silva, Mateus Costa
Orientador(es): Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
Assunto: Professores - formação
Professores - prática profissional
Residência docente
Professores e alunos
Identidade social
Professores de inglês
Data de apresentação: 13-Dez-2019
Data de publicação: 14-Jul-2021
Referência: SILVA, Mateus Costa. A construção da identidade de professores(as) de Inglês na Residência Pedagógica. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O programa Residência Pedagógica surge no âmbito nacional brasileiro em março de 2018 por meio do edital da Diretoria de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tal programa está ligado à política nacional de formação de professores(as) e tem como objetivo o aperfeiçoamento e a inserção do(a) aluno(a) licenciando(a) no contexto social escolar, o que proporciona ao professor em formação um contato com a docência por um período considerável de tempo e possibilita uma imersão no ambiente escolar em seus contextos variados. Desta maneira, tendo em vista que essa é uma das primeiras edições do programa, é necessário ter um olhar amplo sobre a formação docente. Além disso, se torna imprescindível que voltemos o nosso olhar para como os professores de línguas têm tido suas identidades construídas a partir das experiências proporcionadas pela Residência. Nesse sentido, esta pesquisa qualitativa e interpretativista (MOITA LOPES, 1994) teve como objetivo discutir, através de entrevistas semiestruturadas, gravadas por meio de áudio, processos de construção da identidade docente na formação em Letras Inglês em uma universidade do Centro-Oeste brasileiro. É entendido, aqui, identidade como espaço de luta e de reivindicações (WOODWARD, 2000) e uma formação centrada na escola como um espaço de construção da identidade docente e de mediação reflexiva entre a universidade, a escola e a sociedade (PIMENTA; LIMA, 2004). Assim, nesta pesquisa é discutido como a experiência de estar no espaço escolar ao longo de um ano e meio pôde contribuir para mobilizar as identidades docentes de licenciandos(as), professores(as) de inglês da escola e da universidade, bem como alunos(as) da escola, a partir das relações desenvolvidas entre esses agentes. Nas discussões, a partir do material empírico gerado, é apontado que a escola é um espaço formativo, o que sugere a desistência de uma formação docente isolada e centrada na universidade; é mostrado também como a parceria escola e universidade precisa ser menos unilateral e hierárquica com vistas a uma formação docente na escola e para a escola.
Abstract: The Residência Pedagógica program arises in the Brazilian national level in March 2018 through the public notice from Diretoria de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (CAPES). This program is associated with the national policy of teacher training, and aims to improve and insert the under-graduated student in the school social context, which provides the trainee teacher a contact with teaching for a considerable period of time, and allows the immersion in the school environment in their varied contexts. In this way, in view of the fact that this is one of the first editions of the program, it is necessary to take a broad look at teacher training. In addition, it is essential that we may turn our attention to how language teachers have had their identities built from the experiences provided by the Residência Pedagógica program. In this sense, this qualitative and interpretative research (MOITA LOPES, 1994) aimed to discuss, through semi-structured interviews, recorded through audio, processes of construction of the teaching identity in the formation of Letras Inglês at a university in the Brazilian Midwest. Here, it is understood identity as a space for struggle and demands (WOODWARD, 2000) and a training centered on the school as a space for the construction of the teaching identity and reflective mediation between the university, the school and society (PIMENTA; LIMA, 2004). Therefore, in this research it is discussed how the experience of being in the school environment for a year and a half could contribute to mobilize the identities of undergraduate teachers, English teachers at school and university, as well students from school, with the relationships developed among these agents. In the discussions, based on the generated empirical material, it is pointed out that the school is a formative space, which suggests the abandonment of an isolated teacher training centered on the university; it is also shown how the school-university partnership needs to be less one-sided and hierarchical with a view to teacher training at school and to school.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Letras, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Inglês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.