Título: | A construção da identidade de professores(as) de Inglês na Residência Pedagógica |
Autor(es): | Silva, Mateus Costa |
Orientador(es): | Andrade, Mariana Rosa Mastrella de |
Assunto: | Professores - formação Professores - prática profissional Residência docente Professores e alunos Identidade social Professores de inglês |
Data de apresentação: | 13-Dez-2019 |
Data de publicação: | 14-Jul-2021 |
Referência: | SILVA, Mateus Costa. A construção da identidade de professores(as) de Inglês na Residência Pedagógica. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O programa Residência Pedagógica surge no âmbito nacional brasileiro em março de 2018 por
meio do edital da Diretoria de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
de Nível Superior (CAPES). Tal programa está ligado à política nacional de formação de
professores(as) e tem como objetivo o aperfeiçoamento e a inserção do(a) aluno(a)
licenciando(a) no contexto social escolar, o que proporciona ao professor em formação um
contato com a docência por um período considerável de tempo e possibilita uma imersão no
ambiente escolar em seus contextos variados. Desta maneira, tendo em vista que essa é uma
das primeiras edições do programa, é necessário ter um olhar amplo sobre a formação docente.
Além disso, se torna imprescindível que voltemos o nosso olhar para como os professores de
línguas têm tido suas identidades construídas a partir das experiências proporcionadas pela
Residência. Nesse sentido, esta pesquisa qualitativa e interpretativista (MOITA LOPES, 1994)
teve como objetivo discutir, através de entrevistas semiestruturadas, gravadas por meio de
áudio, processos de construção da identidade docente na formação em Letras Inglês em uma
universidade do Centro-Oeste brasileiro. É entendido, aqui, identidade como espaço de luta e
de reivindicações (WOODWARD, 2000) e uma formação centrada na escola como um espaço
de construção da identidade docente e de mediação reflexiva entre a universidade, a escola e a
sociedade (PIMENTA; LIMA, 2004). Assim, nesta pesquisa é discutido como a experiência
de estar no espaço escolar ao longo de um ano e meio pôde contribuir para mobilizar as
identidades docentes de licenciandos(as), professores(as) de inglês da escola e da universidade,
bem como alunos(as) da escola, a partir das relações desenvolvidas entre esses agentes. Nas
discussões, a partir do material empírico gerado, é apontado que a escola é um espaço
formativo, o que sugere a desistência de uma formação docente isolada e centrada na
universidade; é mostrado também como a parceria escola e universidade precisa ser menos
unilateral e hierárquica com vistas a uma formação docente na escola e para a escola. |
Abstract: | The Residência Pedagógica program arises in the Brazilian national level in March 2018
through the public notice from Diretoria de Educação Básica da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (CAPES). This program is associated with the
national policy of teacher training, and aims to improve and insert the under-graduated student
in the school social context, which provides the trainee teacher a contact with teaching for a
considerable period of time, and allows the immersion in the school environment in their varied
contexts. In this way, in view of the fact that this is one of the first editions of the program, it is
necessary to take a broad look at teacher training. In addition, it is essential that we may turn
our attention to how language teachers have had their identities built from the experiences
provided by the Residência Pedagógica program. In this sense, this qualitative and interpretative
research (MOITA LOPES, 1994) aimed to discuss, through semi-structured interviews,
recorded through audio, processes of construction of the teaching identity in the formation of
Letras Inglês at a university in the Brazilian Midwest. Here, it is understood identity as a space
for struggle and demands (WOODWARD, 2000) and a training centered on the school as a
space for the construction of the teaching identity and reflective mediation between the
university, the school and society (PIMENTA; LIMA, 2004). Therefore, in this research it is
discussed how the experience of being in the school environment for a year and a half could
contribute to mobilize the identities of undergraduate teachers, English teachers at school and
university, as well students from school, with the relationships developed among these agents.
In the discussions, based on the generated empirical material, it is pointed out that the school is
a formative space, which suggests the abandonment of an isolated teacher training centered on
the university; it is also shown how the school-university partnership needs to be less one-sided
and hierarchical with a view to teacher training at school and to school. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Letras, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Letras - Inglês
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