Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pilati, Alexandre Simões | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Marina Sousa | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Marina Sousa. O realismo em Vidas Secas e “Retirantes”: caminhos para dialética na sala de aula. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema o tratamento das obras
literárias realistas na sala de aula. O problema abordado no trabalho consiste em verificar o
realismo nas obras Vidas secas, de Graciliano Ramos, e no quadro “Retirantes”, de Cândido
Portinari, para delinear uma possível aproximação da literatura e das artes visuais. O objetivo
geral do trabalho é demonstrar, a partir das obras estéticas realistas, a diferenciação do realismo
enquanto método e como corrente literária, considerando o conceito desenvolvido pelo filósofo
e crítico-literário György Lukács, em Marxismo e teoria da literatura (2010). Também é
objetivo do trabalho sugerir como desenvolver na prática, no contexto de sala de aula, uma
adjeção das obras se baseando na pedagogia histórico crítica (SAVIANI, 1983).
A hipótese do trabalho considera que o ensino de literatura hoje tem por sua maior
característica a superficialidade frente aos conteúdos em sala de aula e que é possível produzir
um conteúdo significativo a partir das duas obras estéticas em que os artistas conseguiram
responder ao movimento dinâmico do seu tempo histórico, o que possibilita uma ponte para
uma pedagogia revolucionária, a qual tem como fim a prática social do indivíduo. A análise
para a construção do trabalho se embasará no materialismo histórico dialético, considerando-se
três concepções centrais: a de literatura, a de educação e a ideológica. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura brasileira - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Realismo na literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vidas secas (1938) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ramos, Graciliano, 1892 - 1953. Vidas Secas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Portinari, Cândido, 1903-1962 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Materialismo dialético | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia histórico-crítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modernismo (Literatura) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modernismo (Arte) | pt_BR |
dc.title | O realismo em Vidas Secas e “Retirantes” : caminhos para dialética na sala de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-12T13:51:59Z | - |
dc.date.available | 2021-07-12T13:51:59Z | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27925 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work analyzes the realism in the novel Vidas Secas (1938) by Graciliano Ramos
along with the painting Os Retirantes (1944) by Candido Portinari. Bringing literature and
visual arts together and investigating their possible relationship, the main purpose is to
differenciate realism as a method and as a literary movement just as philosopher and literary
critic György Lukács (2010) described. As well, this work suggest the literary practice
development from the historical-critical pedagogy (SAVIANI, 1983).
Considering the superficiality of literary teaching and the possibility of creating a
meaningful content in wich artists were able to react to the dynamic movement of their historical
time, creating possibilities to a revolutionary pedagogy, which purpose is the social practice of
the individual. The philosophical basis of this work is supported by dialectical and historical
materialism, considering three central conceptions: literature, education and ideology. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|