Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27925
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_IsraelVictorDeMelo_tcc.pdf615,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O realismo em Vidas Secas e “Retirantes” : caminhos para dialética na sala de aula
Autor(es): Teixeira, Marina Sousa
Orientador(es): Pilati, Alexandre Simões
Assunto: Literatura brasileira - estudo e ensino
Realismo na literatura
Vidas secas (1938)
Ramos, Graciliano, 1892 - 1953. Vidas Secas.
Portinari, Cândido, 1903-1962
Materialismo dialético
Pedagogia histórico-crítica
Modernismo (Literatura)
Modernismo (Arte)
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 12-Jul-2021
Referência: TEIXEIRA, Marina Sousa. O realismo em Vidas Secas e “Retirantes”: caminhos para dialética na sala de aula. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema o tratamento das obras literárias realistas na sala de aula. O problema abordado no trabalho consiste em verificar o realismo nas obras Vidas secas, de Graciliano Ramos, e no quadro “Retirantes”, de Cândido Portinari, para delinear uma possível aproximação da literatura e das artes visuais. O objetivo geral do trabalho é demonstrar, a partir das obras estéticas realistas, a diferenciação do realismo enquanto método e como corrente literária, considerando o conceito desenvolvido pelo filósofo e crítico-literário György Lukács, em Marxismo e teoria da literatura (2010). Também é objetivo do trabalho sugerir como desenvolver na prática, no contexto de sala de aula, uma adjeção das obras se baseando na pedagogia histórico crítica (SAVIANI, 1983). A hipótese do trabalho considera que o ensino de literatura hoje tem por sua maior característica a superficialidade frente aos conteúdos em sala de aula e que é possível produzir um conteúdo significativo a partir das duas obras estéticas em que os artistas conseguiram responder ao movimento dinâmico do seu tempo histórico, o que possibilita uma ponte para uma pedagogia revolucionária, a qual tem como fim a prática social do indivíduo. A análise para a construção do trabalho se embasará no materialismo histórico dialético, considerando-se três concepções centrais: a de literatura, a de educação e a ideológica.
Abstract: This work analyzes the realism in the novel Vidas Secas (1938) by Graciliano Ramos along with the painting Os Retirantes (1944) by Candido Portinari. Bringing literature and visual arts together and investigating their possible relationship, the main purpose is to differenciate realism as a method and as a literary movement just as philosopher and literary critic György Lukács (2010) described. As well, this work suggest the literary practice development from the historical-critical pedagogy (SAVIANI, 1983). Considering the superficiality of literary teaching and the possibility of creating a meaningful content in wich artists were able to react to the dynamic movement of their historical time, creating possibilities to a revolutionary pedagogy, which purpose is the social practice of the individual. The philosophical basis of this work is supported by dialectical and historical materialism, considering three central conceptions: literature, education and ideology.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.