Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bergamo, Edvaldo | - |
dc.contributor.author | Melo, Israel Victor de | - |
dc.identifier.citation | MELO, Israel Victor de. “Na longa e dolorosa noite colonial”, a Guiné-Bissau em transe: Mistida (Trilogia), de Abdulai Silá. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Constantemente referenciada como insípida, a literatura da Guiné-Bissau se
apresenta, antes de tudo, como singular (SPAREMBERGER, 2003), se nos
direcionarmos tanto ao conjunto de produções artístico-literárias africanas de língua
portuguesa quanto às de outras línguas europeias. Avaliamos, nessa pesquisa, os
romances Eterna paixão (1994), A última tragédia (1995) e Mistida (1997), de Abdulai
Silá, não apenas para interpretar a literatura guineense, mas também para
fundamentar os processos a partir dos quais julgamos a nação pós-colonial. Para isso,
definimos a centralidade do estudo nos baseando sobre a avaliação em torno das
etapas do desenvolvimento colonial na Guiné-Bissau, a partir das quais podemos
vislumbrar a formação da nação guineense e, indiretamente, através da narrativa
ficcional, o conjunto de fatores que estruturou a máquina colonial europeia,
notadamente, a portuguesa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura africana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Guiné–Bissau - português | pt_BR |
dc.subject.keyword | Guiné-Bissau - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
dc.title | “Na longa e dolorosa noite colonial”, a Guiné-Bissau em transe : Mistida (Trilogia), de Abdulai Silá | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-12T13:48:35Z | - |
dc.date.available | 2021-07-12T13:48:35Z | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27924 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Constamment référencée comme insipide, la littérature bissau-guinéenne est avant
tout singulière (SPAREMBERGER, 2003), si l’on aborde à la fois l’ensemble des
productions artistiques-littéraires africaines de langue portugaise et celles d’autres
langues européennes. Dans cette recherche, nous évaluons les romans Eterna paixão
(1994), A última tragédia (1995) et Mistida (1997), de Abdulai Silá, non seulement pour
interpréter la littérature guinéenne, mais aussi pour fonder les processus à partir
desquels nous jugeons la nation postcoloniale. À cette fin, nous définissons le point
central de l’étude en nous basant sur l’évaluation des étapes du développement
colonial en Guinée-Bissau, à partir desquelles nous pouvons entrevoir la formation de
la nation guinéenne et, indirectement, à travers le récit fictif, l’ensemble des facteurs
structurants de la machine coloniale européenne, notamment portugaise. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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