Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27920
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BrunaLuizaBezaerraDeAlencar_tcc.pdf228,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O protagonismo do desejo em Giórgia, de Álvares de Azevedo
Autor(es): Alencar, Bruna Luiza Bezerra de
Orientador(es): Resende, Luciana Barreto Machado
Assunto: Azevedo, Álvares de, 1831-1852
Romance (Literatura)
Personagens literários
Literatura e sociedade
Desejo
Data de apresentação: 9-Dez-2019
Data de publicação: 12-Jul-2021
Referência: ALENCAR, Bruna Luiza Bezerra de. O protagonismo do desejo em Giórgia, de Álvares de Azevedo. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O romance Noite na Taverna (Álvares de Azevedo) quando publicado gerou questionamentos por parte da crítica e da sociedade. A despeito das polêmicas relacionadas ao conteúdo descrito na obra romântica, do fim do séc. XIX, a obra constituiu um marco na literatura brasileira. Esta monografia busca analisar a personagem Giórgia, protagonista de um dos contos do livro, bem como a dimensão e a repercussão do desejo em sua personalidades e ações, e como isso impacta o próprio enredo literário.
Abstract: The novel Noite na Taverna by Álvares de Azevedo, created questions by the critics and by the society when it was published. Despite the controversies regarding the content described in the novel from the end of the 19th century, the book represents a mark in the Brazilian Literature. This thesis aims to analyze the character Giórgia, protagonist of one of the short stories of the book and also the dimension and the repercussion of desire in her personality and action and how does this has an impact in the literary storyline.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.