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Título: A sintaxe da estrutura argumental na interlíngua do surdo aprendiz de português (L2)
Autor(es): Lima, Ana Cléia Ferreira
Orientador(es): Salles, Heloisa Maria Moreira Lima de Almeida
Assunto: Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL)
Aquisição da segunda língua
Surdos - aquisição da segunda língua
Surdos - educação
Língua brasileira de sinais - estudo e ensino
Interlíngua (Aprendizagem de línguas)
Surdos - comunicação escrita
Data de apresentação: 16-Dez-2019
Data de publicação: 12-Jul-2021
Referência: LIMA, Ana Cléia Ferreira. A sintaxe da estrutura argumental na interlíngua do surdo aprendiz de português (L2). 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho se propõe analisar como se expressa a sintaxe da estrutura argumental na interlíngua de pessoas surdas aprendizes do português como segunda língua. Para tal, buscou-se inicialmente observar como se dá a aquisição de uma segunda língua, bem como analisar desde características gramaticais mais gerais da LIBRAS até aspectos específicos a respeito da sintaxe da referida língua. A interlíngua dos aprendizes será examinada em dados produzidos a partir de produções textuais de surdos em contexto educacional, conforme apresentados em estudos prévios. Serão observados aspectos da L1 refletidos nas produções escritas desses sujeitos e o desenvolvimento linguístico alcançado em relação à L2, considerando particularmente a expressão sintática da estrutura argumental. Finalmente, a partir desses resultados, busca-se apresentar algumas considerações quanto às metodologias que podem ser consideradas mais eficazes para a aquisição do português (escrito) como L2 pelos surdos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019.
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