Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27919
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaCleiaFerreiraLima_tcc.pdf466,4 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSalles, Heloisa Maria Moreira Lima de Almeida-
dc.contributor.authorLima, Ana Cléia Ferreira-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Cléia Ferreira. A sintaxe da estrutura argumental na interlíngua do surdo aprendiz de português (L2). 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe analisar como se expressa a sintaxe da estrutura argumental na interlíngua de pessoas surdas aprendizes do português como segunda língua. Para tal, buscou-se inicialmente observar como se dá a aquisição de uma segunda língua, bem como analisar desde características gramaticais mais gerais da LIBRAS até aspectos específicos a respeito da sintaxe da referida língua. A interlíngua dos aprendizes será examinada em dados produzidos a partir de produções textuais de surdos em contexto educacional, conforme apresentados em estudos prévios. Serão observados aspectos da L1 refletidos nas produções escritas desses sujeitos e o desenvolvimento linguístico alcançado em relação à L2, considerando particularmente a expressão sintática da estrutura argumental. Finalmente, a partir desses resultados, busca-se apresentar algumas considerações quanto às metodologias que podem ser consideradas mais eficazes para a aquisição do português (escrito) como L2 pelos surdos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPortuguês do Brasil como Segunda Língua (PBSL)pt_BR
dc.subject.keywordAquisição da segunda línguapt_BR
dc.subject.keywordSurdos - aquisição da segunda línguapt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordLíngua brasileira de sinais - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordInterlíngua (Aprendizagem de línguas)pt_BR
dc.subject.keywordSurdos - comunicação escritapt_BR
dc.titleA sintaxe da estrutura argumental na interlíngua do surdo aprendiz de português (L2)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-12T13:12:55Z-
dc.date.available2021-07-12T13:12:55Z-
dc.date.submitted2019-12-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27919-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.