Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27905
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RaisaFernandaRibeiroVasconcelos_tcc.pdf1,87 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelo de otimização para o planejamento da operação de médio prazo em sistema hidrotérmico com usinas individualizadas comparado ao sistema real
Autor(es): Vasconcelos, Raísa Fernanda Ribeiro de
Orientador(es): Cuervo Franco, Pablo Eduardo
Assunto: Hidrologia
Hidrelétrica
Sistema elétrico
Sistema Interligado Nacional (SIN)
Termelétrica
Energia elétrica - geração
Data de apresentação: 6-Jul-2017
Data de publicação: 7-Jul-2021
Referência: VASCONCELOS, Raísa Fernanda Ribeiro de. Modelo de otimização para o planejamento da operação de médio prazo em sistema hidrotérmico com usinas individualizadas comparado ao sistema real. 2017. 101 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A modelagem de sistemas hidrelétricos com usinas individualizadas permite a operação ótima em um horizonte de médio prazo, em que o maior detalhamento possibilita uma análise mais detalhada e crítica quanto aos resultados obtidos. Utilizou-se a programação não linear na resolução do modelo, permitindo a inclusão dos polinômios de quarto grau referente às definições dos níveis das cotas de montante do reservatório e de jusante do canal de fuga, associando volume de água no reservatório e vazão defluente como restrições. Quanto ao parque térmico de geração optou-se por uma função de custo de geração quadrática com limites mínimos de capacidade nulos, viabilizando uma comparação melhor de qual unidade apresenta maior impacto no custo. As análises permitiram um melhor entendimento quanto a operação de planejamento otimizados dos sistemas hidrotérmicos quanto a diversidade de cenários hidrológicos, demanda, situação inicial dos reservatórios e restrições de transmissão e de manutenção das máquinas.
Abstract: The modeling of hydroelectric systems with individualized plants allows for optimal operation over a medium term horizon, in which the greater detailing allows a more detailed and critical analysis of the results obtained. The nonlinear programming was used in the model resolution, allowing the inclusion of the fourth degree polynomials referring to the definitions of the reservoir upstream and downstream channel levels, associating water volume in the reservoir and defluent flow as constraints. As for the thermal generation park, a quadratic generation cost function with null minimum capacity limits was chosen, making possible a better comparison of which unit has the greatest impact on cost. The analysis allowed a better understanding of the optimized hydrothermal system planning operation regarding the diversity of hydrological scenarios, demand, initial reservoir situation and transmission and maintenance constraints of the machines.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.