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Título: Mercado de trabalho para egressos de comunicação organizacional : um olhar para a literatura acadêmica, para o currículo e para as experiências individuais
Autor(es): Figueiredo, Bárbara Medeiros Malato de
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Comunicação
Comunicação organizacional
Mercado de trabalho
Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Comunicação
Data de apresentação: 28-Nov-2019
Data de publicação: 6-Jul-2021
Referência: FIGUEIREDO, Bárbara Medeiros Malato de. Mercado de trabalho para egressos de comunicação organizacional: um olhar para a literatura acadêmica, para o currículo e para as experiências individuais. 2019. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O tema desta monografia é o mercado de trabalho para egressos do curso de Comunicação Organizacional da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB). Compreende-se aqui mercado de trabalho em sua concepção “lato sensu”, que vai além do quantitativo de vagas disponíveis, e engloba áreas de atuação e de oportunidades profissionais. Para observar este objeto, recorre-se às teorias do campo, à percepção dos egressos e à análise do currículo do curso. Tem como fundamentação teórica os estudos de Margarida Kunsch, Ivone de Lourdes Oliveira, Antonio Barros, Jorge Duarte, Gaudêncio Torquato, Wilson da Costa Bueno e João Curvello, dentre outros, escolhidos pela grande produção na área e pela influência nas produções brasileiras. No percurso metodológico, foi utilizada a revisão bibliográfica para traçar um breve histórico de Comunicação Organizacional e identificar algumas de suas temáticas emergentes, realizada uma pesquisa de opinião do tipo survey com egressos, desenvolvidas entrevistas semi-estruturadas com ex-alunos para aprofundar os resultados da pesquisa quantitativa, e, finalmente, elaborada uma análise documental do currículo do curso. Os principais resultados são uma internalização da comunidade de Comunicação Organizacional sobre a amplitude da formação e da atuação profissionais, a constatação de necessidade de diálogo do curso com áreas afins, a identificação das micro, pequenas e médias empresas como espaços de empregabilidade, o deslocamento da preocupação exclusiva sobre as atividades do egresso nas organizações para as funções potenciais a que ele pode almejar e a exigência de uma escuta atenta e frequente à sociedade nos dias de hoje.
Abstract: The theme of this monograph is the labor market for graduates of the Organizational Communication course of the Faculty of Communication of the University of Brasilia (FAC / UnB). Here we understand the labor market in its “lato sensu” conception, which goes beyond the number of vacancies available, and encompasses areas of activity and professional opportunities. To observe this object, we use the field theories, the perception of the graduates and the analysis of the course curriculum. It has as theoretical foundation the studies of Margarida Kunsch, Ivone de Lourdes Oliveira, Antonio Barros, Jorge Duarte, Gaudencio Torquato, Wilson da Costa Bueno and João Curvello, among others, chosen for the great production in the area and the influence on Brazilian productions. In the methodological course, the bibliographic review was used to trace a brief history of Organizational Communication and to identify some of its emerging themes, conducted a survey with egresses, conducted semi-structured interviews with former students to deepen the results of the study. quantitative research, and finally elaborated a documentary analysis of the course curriculum. The main results are an internalization of the Organizational Communication community about the breadth of professional training and performance, the need for dialogue of the course with related areas, the identification of micro, small and medium enterprises as spaces for employability, the displacement of exclusive concern about the activities of the egress in the organizations for the potential functions to which he may aspire and the need for attentive and frequent listening to society today.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2019.
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