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dc.contributor.advisorGeraldes, Elen Cristina-
dc.contributor.authorFigueiredo, Bárbara Medeiros Malato de-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Bárbara Medeiros Malato de. Mercado de trabalho para egressos de comunicação organizacional: um olhar para a literatura acadêmica, para o currículo e para as experiências individuais. 2019. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO tema desta monografia é o mercado de trabalho para egressos do curso de Comunicação Organizacional da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB). Compreende-se aqui mercado de trabalho em sua concepção “lato sensu”, que vai além do quantitativo de vagas disponíveis, e engloba áreas de atuação e de oportunidades profissionais. Para observar este objeto, recorre-se às teorias do campo, à percepção dos egressos e à análise do currículo do curso. Tem como fundamentação teórica os estudos de Margarida Kunsch, Ivone de Lourdes Oliveira, Antonio Barros, Jorge Duarte, Gaudêncio Torquato, Wilson da Costa Bueno e João Curvello, dentre outros, escolhidos pela grande produção na área e pela influência nas produções brasileiras. No percurso metodológico, foi utilizada a revisão bibliográfica para traçar um breve histórico de Comunicação Organizacional e identificar algumas de suas temáticas emergentes, realizada uma pesquisa de opinião do tipo survey com egressos, desenvolvidas entrevistas semi-estruturadas com ex-alunos para aprofundar os resultados da pesquisa quantitativa, e, finalmente, elaborada uma análise documental do currículo do curso. Os principais resultados são uma internalização da comunidade de Comunicação Organizacional sobre a amplitude da formação e da atuação profissionais, a constatação de necessidade de diálogo do curso com áreas afins, a identificação das micro, pequenas e médias empresas como espaços de empregabilidade, o deslocamento da preocupação exclusiva sobre as atividades do egresso nas organizações para as funções potenciais a que ele pode almejar e a exigência de uma escuta atenta e frequente à sociedade nos dias de hoje.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordComunicação organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordMercado de trabalhopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.titleMercado de trabalho para egressos de comunicação organizacional : um olhar para a literatura acadêmica, para o currículo e para as experiências individuaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-06T12:01:09Z-
dc.date.available2021-07-06T12:01:09Z-
dc.date.submitted2019-11-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27897-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The theme of this monograph is the labor market for graduates of the Organizational Communication course of the Faculty of Communication of the University of Brasilia (FAC / UnB). Here we understand the labor market in its “lato sensu” conception, which goes beyond the number of vacancies available, and encompasses areas of activity and professional opportunities. To observe this object, we use the field theories, the perception of the graduates and the analysis of the course curriculum. It has as theoretical foundation the studies of Margarida Kunsch, Ivone de Lourdes Oliveira, Antonio Barros, Jorge Duarte, Gaudencio Torquato, Wilson da Costa Bueno and João Curvello, among others, chosen for the great production in the area and the influence on Brazilian productions. In the methodological course, the bibliographic review was used to trace a brief history of Organizational Communication and to identify some of its emerging themes, conducted a survey with egresses, conducted semi-structured interviews with former students to deepen the results of the study. quantitative research, and finally elaborated a documentary analysis of the course curriculum. The main results are an internalization of the Organizational Communication community about the breadth of professional training and performance, the need for dialogue of the course with related areas, the identification of micro, small and medium enterprises as spaces for employability, the displacement of exclusive concern about the activities of the egress in the organizations for the potential functions to which he may aspire and the need for attentive and frequent listening to society today.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



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