Título: | Mercado de trabalho para egressos de comunicação organizacional : um olhar para a literatura acadêmica, para o currículo e para as experiências individuais |
Autor(es): | Figueiredo, Bárbara Medeiros Malato de |
Orientador(es): | Geraldes, Elen Cristina |
Assunto: | Comunicação Comunicação organizacional Mercado de trabalho Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Comunicação |
Data de apresentação: | 28-Nov-2019 |
Data de publicação: | 6-Jul-2021 |
Referência: | FIGUEIREDO, Bárbara Medeiros Malato de. Mercado de trabalho para egressos de comunicação organizacional: um olhar para a literatura acadêmica, para o currículo e para as experiências individuais. 2019. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O tema desta monografia é o mercado de trabalho para egressos do curso de
Comunicação Organizacional da Faculdade de Comunicação da Universidade de
Brasília (FAC/UnB). Compreende-se aqui mercado de trabalho em sua concepção
“lato sensu”, que vai além do quantitativo de vagas disponíveis, e engloba áreas de
atuação e de oportunidades profissionais. Para observar este objeto, recorre-se às
teorias do campo, à percepção dos egressos e à análise do currículo do curso. Tem
como fundamentação teórica os estudos de Margarida Kunsch, Ivone de Lourdes
Oliveira, Antonio Barros, Jorge Duarte, Gaudêncio Torquato, Wilson da Costa Bueno
e João Curvello, dentre outros, escolhidos pela grande produção na área e pela
influência nas produções brasileiras. No percurso metodológico, foi utilizada a
revisão bibliográfica para traçar um breve histórico de Comunicação Organizacional
e identificar algumas de suas temáticas emergentes, realizada uma pesquisa de
opinião do tipo survey com egressos, desenvolvidas entrevistas semi-estruturadas
com ex-alunos para aprofundar os resultados da pesquisa quantitativa, e,
finalmente, elaborada uma análise documental do currículo do curso. Os principais
resultados são uma internalização da comunidade de Comunicação Organizacional
sobre a amplitude da formação e da atuação profissionais, a constatação de
necessidade de diálogo do curso com áreas afins, a identificação das micro,
pequenas e médias empresas como espaços de empregabilidade, o deslocamento
da preocupação exclusiva sobre as atividades do egresso nas organizações para as
funções potenciais a que ele pode almejar e a exigência de uma escuta atenta e
frequente à sociedade nos dias de hoje. |
Abstract: | The theme of this monograph is the labor market for graduates of the Organizational
Communication course of the Faculty of Communication of the University of Brasilia
(FAC / UnB). Here we understand the labor market in its “lato sensu” conception,
which goes beyond the number of vacancies available, and encompasses areas of
activity and professional opportunities. To observe this object, we use the field
theories, the perception of the graduates and the analysis of the course curriculum. It
has as theoretical foundation the studies of Margarida Kunsch, Ivone de Lourdes
Oliveira, Antonio Barros, Jorge Duarte, Gaudencio Torquato, Wilson da Costa Bueno
and João Curvello, among others, chosen for the great production in the area and
the influence on Brazilian productions. In the methodological course, the
bibliographic review was used to trace a brief history of Organizational
Communication and to identify some of its emerging themes, conducted a survey
with egresses, conducted semi-structured interviews with former students to deepen
the results of the study. quantitative research, and finally elaborated a documentary
analysis of the course curriculum. The main results are an internalization of the
Organizational Communication community about the breadth of professional training
and performance, the need for dialogue of the course with related areas, the
identification of micro, small and medium enterprises as spaces for employability, the
displacement of exclusive concern about the activities of the egress in the
organizations for the potential functions to which he may aspire and the need for
attentive and frequent listening to society today. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.