Título: | Aplicação da teoria de resposta ao item em avaliação educacional |
Autor(es): | Morais, João Pedro de Oliveira |
Orientador(es): | Vinha, Luís Gustavo do Amaral |
Assunto: | Avaliação educacional Violência na escola Correlação (Estatística) Teoria de resposta ao item |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 1-Jul-2021 |
Referência: | MORAIS, João Pedro de Oliveira. Aplicação da teoria de resposta ao item em avaliação educacional. 2018. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O cenário em que se encontra a educação brasileira é debilitado. As proficiências dos alunos
em avalições internacionais e nacionais são baixas. Por isso, conhecer os fatores que estão
influenciando no desempenho ruim torna-se demasiadamente importante. Para fins deste
trabalho, foram analisados os dados coletados com os questionários de contextualização
do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Mais especificamente, o
bloco de questões analisadas refere-se à percepção de violência nas escolas. Professores e
diretores responderam aos itens e por meio dos dados obtidos um constructo foi gerado
para se conhecer esta realidade nas escolas brasileiras. Por intermédio da Teoria Clássica
do Teste (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI) a escala pôde ser mensurada
e estudada. Através dela, percebeu-se que os dados dos professores apresentam maior
fidedignidade na escala, maiores informações e também maior capacidade de discriminar
escolas menos violentas das mais violentas. No entanto, uma revisão deve ser realizada
na formulação dos questionários de contextualização do Sistema Nacional de Avaliação
da Educação Básica (SAEB) para que informações mais refinadas possam ser obtidas e
melhores soluções e políticas públicas possam ser construídas por meio da análise de dados
mais esclarecedores. |
Abstract: | The scenario in which Brazilian education is found is weakened. Student proficiency in
international and national assessments is low. Therefore, knowing the factors that are
influencing poor performance becomes too important. For the purposes of this study, the
data collected with the contextualization questionnaires of the National System for the
Evaluation of Basic Education (SAEB) were analyzed. More specifically, the block of
questions analyzed refers to the perception of violence in schools. Teachers and principals
answered the items and through the data obtained a construct was generated to know
this reality in Brazilian schools. By means of Classical Test Theory (TCT) and Item
Response Theory (TRI) the scale could be measured and studied. Through it, it was
noticed that the data of the teachers present greater trust in the scale, more information
and also a greater capacity to discriminate less violent schools from the more violent ones.
However, it is concluded that a review should be carried out in the formulation of the
contextualisation questionnaires of the National System of Evaluation of Basic Education
(SAEB) so that more refined information can be obtained and better solutions and public
policies can be constructed through analysis of more enlightening data. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2018. |
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Aparece na Coleção: | Estatística
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