Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27872
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JoaoPedrodeOliveiraMorais_tcc.pdf732,83 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVinha, Luís Gustavo do Amaral-
dc.contributor.authorMorais, João Pedro de Oliveira-
dc.identifier.citationMORAIS, João Pedro de Oliveira. Aplicação da teoria de resposta ao item em avaliação educacional. 2018. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO cenário em que se encontra a educação brasileira é debilitado. As proficiências dos alunos em avalições internacionais e nacionais são baixas. Por isso, conhecer os fatores que estão influenciando no desempenho ruim torna-se demasiadamente importante. Para fins deste trabalho, foram analisados os dados coletados com os questionários de contextualização do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Mais especificamente, o bloco de questões analisadas refere-se à percepção de violência nas escolas. Professores e diretores responderam aos itens e por meio dos dados obtidos um constructo foi gerado para se conhecer esta realidade nas escolas brasileiras. Por intermédio da Teoria Clássica do Teste (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI) a escala pôde ser mensurada e estudada. Através dela, percebeu-se que os dados dos professores apresentam maior fidedignidade na escala, maiores informações e também maior capacidade de discriminar escolas menos violentas das mais violentas. No entanto, uma revisão deve ser realizada na formulação dos questionários de contextualização do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) para que informações mais refinadas possam ser obtidas e melhores soluções e políticas públicas possam ser construídas por meio da análise de dados mais esclarecedores.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordViolência na escolapt_BR
dc.subject.keywordCorrelação (Estatística)pt_BR
dc.subject.keywordTeoria de resposta ao itempt_BR
dc.titleAplicação da teoria de resposta ao item em avaliação educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-01T13:21:59Z-
dc.date.available2021-07-01T13:21:59Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27872-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The scenario in which Brazilian education is found is weakened. Student proficiency in international and national assessments is low. Therefore, knowing the factors that are influencing poor performance becomes too important. For the purposes of this study, the data collected with the contextualization questionnaires of the National System for the Evaluation of Basic Education (SAEB) were analyzed. More specifically, the block of questions analyzed refers to the perception of violence in schools. Teachers and principals answered the items and through the data obtained a construct was generated to know this reality in Brazilian schools. By means of Classical Test Theory (TCT) and Item Response Theory (TRI) the scale could be measured and studied. Through it, it was noticed that the data of the teachers present greater trust in the scale, more information and also a greater capacity to discriminate less violent schools from the more violent ones. However, it is concluded that a review should be carried out in the formulation of the contextualisation questionnaires of the National System of Evaluation of Basic Education (SAEB) so that more refined information can be obtained and better solutions and public policies can be constructed through analysis of more enlightening data.pt_BR
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.