Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2787
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_MarlucyLopesSilva.pdf415,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Lei orçamentária anual como instrumento de planejamento estratégico de gestão pública : avaliação na perspectiva dos servidores que atuam na gerência de orçamentos da administração regional de uma cidade satélite do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Marlucy Lopes da
Orientador(es): Câmara, Rosana Hoffman
Assunto: Orçamento público
Eficiência - administração pública
Data de apresentação: 4-Dez-2010
Data de publicação: 6-Fev-2012
Referência: SILVA, Marlucy Lopes da. Lei orçamentária anual como instrumento de planejamento estratégico de gestão pública: avaliação na perspectiva dos servidores que atuam na gerência de orçamentos da administração regional de uma cidade satélite do Distrito Federal. 2010. 48 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: A presente monografia intentou verificar se os objetivos do planejamento estratégico de equilíbrio entre receitas e despesas e de efetividade da gestão pública no Distrito Federal são alcançados pela execução orçamentária e pelo texto da Lei Orçamentária Anual do Distrito Federal. A fim de atingir esse objetivo optou-se por realizar tal análise com base na perspectiva dos servidores responsáveis pela execução orçamentária de uma Administração Regional do Distrito Federal. A metodologia de pesquisa qualitativa de natureza exploratória foi a utilizada por envolver técnicas de levantamento bibliográfico, observação em campo e entrevistas com as pessoas que realizam a execução orçamentária e vivenciam, portanto, o problema pesquisado. Os resultados evidenciaram que a eficiência dos gastos públicos bem como a falta de continuidade dos programas executados (devido, principalmente, às constantes mudanças de autoridades) foi amplamente criticada pelos servidores entrevistados. Além disso, constatou-se que a participação da população local é ínfima possibilitando a realização de obras ou eventos que poderiam ser postergados em detrimento de outros que se configuram como relevantes e até mesmo urgentes. Nessa perspectiva, foi verificado que o objetivo estratégico de equilíbrio entre receitas e despesas é alcançado pelo texto da LOA. Ao observar a atuação dos servidores da Gerência de Orçamentos Finanças e Contratos e os resultados das suas entrevistas, constatou-se que os mesmos realizam atualmente uma execução orçamentária ágil e de acordo com os termos da legislação concernente. Por outro lado, o Distrito Federal, no âmbito da Administração Regional estudada, encontra-se ainda longe de alcançar a excelência e a efetividade no que diz respeito ao planejamento estratégico devido à existência de falhas primárias no planejamento. Tais falhas ocorrem nos mecanismos de controle e na pouca sistematicidade da análise dos fatores externos obstando o alcance de resultados que venham a proporcionar uma utilização qualitativa dos recursos aplicados nos PTs. Logo, tal eficiência não está restrita somente ao ditame legislativo de responsabilidade na gestão fiscal, mas também à qualidade desses gastos que precisa ser avaliada pelo nível de satisfação das necessidades do público alvo dos Programas de Trabalho do governo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2787
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons