Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27857
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DeniseLouzadaMunizDeAndrade_tcc.pdf1,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto auxiliado por computador de um transistor de tunelamento reconfigurável (R-TFET) de nanotubos de carbono (CNT)
Autor(es): Andrade, Denise Louzada Muniz de
Orientador(es): Blawid, Stefan Michael
Assunto: Transistores
Nanotubos de carbono
Dispositivos eletrônicos
Circuitos integrados
Data de apresentação: 13-Jul-2016
Data de publicação: 28-Jun-2021
Referência: ANDRADE, Denise Louzada Muniz de. Projeto auxiliado por computador de um transistor de tunelamento reconfigurável (R-TFET) de nanotubos de carbono (CNT). 2016. vii, 37 f., il. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Transistores reconfiguráveis tem surgido como alternativa à miniaturização de dispositivos CMOS ditada pela lei de Moore. Este trabalho tem como objetivo avaliar se é possível realizar um tran- sistor reconfigurável com transistores de tunelamento (TFETs) de nanotubos de carbono (CNT). Uma geometria retangular com uma porta de controle e duas portas de programação foi utilizada para possibilitar a operação em regime tipo-p e tipo-n por meio da modulação de suas tensões de polarização. O simulador COOS, um framework de simulação numérica para dispositivos, foi a principal ferramenta utilizada nesta investigação teórica. O simulador foi configurado de forma a descrever a injeção de cargas por tunelamento e o transporte balístico de cargas no canal. A possibilidade de reconfiguração foi confirmada e em seguida foram investigados os efeitos da va- riação de alguns parâmetros nos perfis de bandas de energia e na característica de transferência, em especial, no subthreshold slope, SS. Para tanto, foram variadas as tensões de polarização das portas, a simetria do dispositivo e o diâmetro do CNT. A avaliação dos resultados foi feita por meio da visualização de gráficos gerados na ferramenta MATLAB.
Abstract: Reconfigurable transistores have emerged as an alternative to the CMOS device scaling resulted from Moore’s law. This work aims to determine the possibility of realisation of a reconfigurable transistor with tunneling transistors (TFETs) made with carbon nanotubes (CNTs). A rectangular geometry with one control gate and two programming gates was used to enable p-type and n- type operation by means of gate bias modulation. The COOS simulator, a numerical simulation framework for devices, was the main tool used in this theoretical investigation. The simulator was configured to describe the charge injection by tunneling and the ballistic charge transport within the channel. Reconfigurability was confirmed and the effects of some key parameter variations on band profiles and transfer characteristics, subthreshold slope, SS in particular, were investigated. For that reason, gate bias, device symmetry and CNT diameter were varied. The evaluation of results was done by visualising graphics created with MATLAB.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.