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Título: Estudo da técnica de pilotos deslocados para a redução da contaminação de pilotos em sistemas MIMO massivo não cooperativos
Autor(es): Mota, Alberto Leopoldo Luna da
Orientador(es): Leite, João Paulo
Assunto: Telefonia móvel
MIMO (Multiple Input Multiple Output)
Antenas (Eletrônica)
Transmissão de sinais
Comunicação sem fio
Transmissão de dados
OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing)
Data de apresentação: 7-Jul-2017
Data de publicação: 28-Jun-2021
Referência: MOTA, Alberto Leopoldo Luna da. Estudo da técnica de pilotos deslocados para a redução da contaminação de pilotos em sistemas MIMO massivo não cooperativos. 2017. vii, 64 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Um das promessas para as próximas gerações da telefonia móvel é a tecnologia MIMO massivo. Por meio de uma grande quantidade de antenas nos elementos da rede, esta tecnologia procura realizar uma multiplexação espacial agressiva para aproveitar ainda mais os recursos tempo e banda de transmissão, obtendo assim, maiores taxas, menores atrasos e maior eficiência de energia irradiada. Apesar de todas essas vantagens, alguns fatores ainda limitam o funcionamento pleno do MIMO massivo, eles são a reciprocidade do canal de multipercurso e a contaminação de pilotos. Dados esses problemas, o presente trabalho apresenta um estudo com o objetivo de validar uma técnica de mitigação da contaminação de pilotos, denominada Técnica de Pilotos Deslocados no tempo.
Abstract: One of the promises for the next generation mobile systems is the massive MIMO technology. Through a large number of antennas in the network elements, this technology seeks to perform aggressive spatial multiplexing to further harness time and bandwidth resources. Thus, with massive MIMO, it is possible to obtain higher rates, lower delays and higher radiated energy efficiency than the current telecommunications systems. Despite all these advantages, some factors still limit a perfect operation of massive MIMO. These factors are the reciprocity of the multipath channel and the pilot contamination. Given these problems, the present work presents a study with the objective of validating a technique to mitigate the pilot contamination in non-cooperative massive MIMO systems, called Time- Shifted Pilots.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2017.
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