Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Leite, João Paulo | - |
dc.contributor.author | Mota, Alberto Leopoldo Luna da | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Alberto Leopoldo Luna da. Estudo da técnica de pilotos deslocados para a redução da contaminação de pilotos em sistemas MIMO massivo não cooperativos. 2017. vii, 64 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Um das promessas para as próximas gerações da telefonia móvel é a tecnologia MIMO
massivo. Por meio de uma grande quantidade de antenas nos elementos da rede, esta
tecnologia procura realizar uma multiplexação espacial agressiva para aproveitar ainda mais
os recursos tempo e banda de transmissão, obtendo assim, maiores taxas, menores atrasos e
maior eficiência de energia irradiada.
Apesar de todas essas vantagens, alguns fatores ainda limitam o funcionamento pleno do
MIMO massivo, eles são a reciprocidade do canal de multipercurso e a contaminação de
pilotos. Dados esses problemas, o presente trabalho apresenta um estudo com o objetivo de
validar uma técnica de mitigação da contaminação de pilotos, denominada Técnica de Pilotos
Deslocados no tempo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Telefonia móvel | pt_BR |
dc.subject.keyword | MIMO (Multiple Input Multiple Output) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Antenas (Eletrônica) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transmissão de sinais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação sem fio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transmissão de dados | pt_BR |
dc.subject.keyword | OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing) | pt_BR |
dc.title | Estudo da técnica de pilotos deslocados para a redução da contaminação de pilotos em sistemas MIMO massivo não cooperativos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-28T12:15:47Z | - |
dc.date.available | 2021-06-28T12:15:47Z | - |
dc.date.submitted | 2017-07-07 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27843 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | One of the promises for the next generation mobile systems is the massive MIMO technology.
Through a large number of antennas in the network elements, this technology seeks to
perform aggressive spatial multiplexing to further harness time and bandwidth resources.
Thus, with massive MIMO, it is possible to obtain higher rates, lower delays and higher
radiated energy efficiency than the current telecommunications systems.
Despite all these advantages, some factors still limit a perfect operation of massive MIMO.
These factors are the reciprocity of the multipath channel and the pilot contamination. Given
these problems, the present work presents a study with the objective of validating a technique
to mitigate the pilot contamination in non-cooperative massive MIMO systems, called Time-
Shifted Pilots. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Redes de Comunicação
|