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dc.contributor.advisorLeite, João Paulo-
dc.contributor.authorMota, Alberto Leopoldo Luna da-
dc.identifier.citationMOTA, Alberto Leopoldo Luna da. Estudo da técnica de pilotos deslocados para a redução da contaminação de pilotos em sistemas MIMO massivo não cooperativos. 2017. vii, 64 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2017.pt_BR
dc.description.abstractUm das promessas para as próximas gerações da telefonia móvel é a tecnologia MIMO massivo. Por meio de uma grande quantidade de antenas nos elementos da rede, esta tecnologia procura realizar uma multiplexação espacial agressiva para aproveitar ainda mais os recursos tempo e banda de transmissão, obtendo assim, maiores taxas, menores atrasos e maior eficiência de energia irradiada. Apesar de todas essas vantagens, alguns fatores ainda limitam o funcionamento pleno do MIMO massivo, eles são a reciprocidade do canal de multipercurso e a contaminação de pilotos. Dados esses problemas, o presente trabalho apresenta um estudo com o objetivo de validar uma técnica de mitigação da contaminação de pilotos, denominada Técnica de Pilotos Deslocados no tempo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTelefonia móvelpt_BR
dc.subject.keywordMIMO (Multiple Input Multiple Output)pt_BR
dc.subject.keywordAntenas (Eletrônica)pt_BR
dc.subject.keywordTransmissão de sinaispt_BR
dc.subject.keywordComunicação sem fiopt_BR
dc.subject.keywordTransmissão de dadospt_BR
dc.subject.keywordOFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing)pt_BR
dc.titleEstudo da técnica de pilotos deslocados para a redução da contaminação de pilotos em sistemas MIMO massivo não cooperativospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-28T12:15:47Z-
dc.date.available2021-06-28T12:15:47Z-
dc.date.submitted2017-07-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27843-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1One of the promises for the next generation mobile systems is the massive MIMO technology. Through a large number of antennas in the network elements, this technology seeks to perform aggressive spatial multiplexing to further harness time and bandwidth resources. Thus, with massive MIMO, it is possible to obtain higher rates, lower delays and higher radiated energy efficiency than the current telecommunications systems. Despite all these advantages, some factors still limit a perfect operation of massive MIMO. These factors are the reciprocity of the multipath channel and the pilot contamination. Given these problems, the present work presents a study with the objective of validating a technique to mitigate the pilot contamination in non-cooperative massive MIMO systems, called Time- Shifted Pilots.pt_BR
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