Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2784
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LihudsonFormigaMariz.pdf277,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A qualidade de vida no trabalho na percepção dos colaboradores em um frigorífico
Autor(es): Mariz, Lihudson Formiga
Orientador(es): Arantes, André Luís
Assunto: Qualidade de vida
Relações interorganizacionais
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 6-Fev-2012
Referência: MARIZ, Lihudson Formiga. A qualidade de vida no trabalho na percepção dos colaboradores em um frigorífico. 2011. 63 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é analisar a Qualidade de Vida no Trabalho no Frigorífico Bomcorte. Para tanto, os objetivos específicos visam: identificar os fatores de satisfação dos funcionários do Frigorífico Bomcorte; investigar os principais fatores de insatisfação e/ou desmotivação e verificar no frigorífico Bomcorte os fatores motivacionais na QVT. Com o aumento da competitividade, torna-se extremamente necessário que as empresas mantenham o nível de motivação de seus colaboradores o mais elevado possível. Neste contexto, as organizações que procuram o sucesso em seus processos e também no atendimento ao cliente necessitam incrementar na sua estratégia organizacional a Gestão do Clima Organizacional, ou seja, as organizações precisam atentar para as variáveis que sustentam um Clima Organizacional positivo e para que isto ocorra, é necessário focar para questões como os fatores que influenciam a motivação, o interesse e o envolvimento, a participação e o desempenho dos colaboradores. A pesquisa de campo realizada na empresa Frigorifico Bomcorte demonstrou através dos dados apurados que dentre os aspectos negativos e positivos que influenciam o clima da empresa, dentre os aspectos positivos estão os benefícios oferecidos pela empresa, o clima de trabalho na empresa, não interferência do trabalho na vida pessoal e as condições ambientais do trabalho, já no que diz respeito aos aspectos negativos estão a falta de autonomia dos funcionários, a comunicação interna, reconhecimento, oportunidade de crescimento, entre outros. Com base nos aspectos negativos elaborou-se algumas propostas a serem implantadas na gestão estratégica da empresa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons