Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27830
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DaniloGameiroRega_tcc.pdf2,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Implementação e comparação de algoritmos de detecção de passos para pulseiras inteligentes
Autor(es): Rega, Danilo Gameiro
Orientador(es): Costa, João Paulo Carvalho Lustosa da
Assunto: Fourier, Transformações de
Acelerômetro
Giroscópio
Data de apresentação: Nov-2018
Data de publicação: 25-Jun-2021
Referência: REGA, Danilo Gameiro. Implementação e comparação de algoritmos de detecção de passos para pulseiras inteligentes. 2018. xi, 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Para garantir um acompanhamento médico eficaz, torna-se imprescindível a observação dos as- pectos físicos de um paciente. Com recursos humanos limitados e um grande número de pacientes opta-se por priorizar o espaço físico nos hospitais para pacientes mais graves, todavia o acompa- nhamento médico mantém-se necessário nos demais casos. Desta forma, utiliza-se da tecnologia vestível de modo a permitir um acompanhamento remoto. De modo a verificar e monitorar parâ- metros reais relacionados ao estado de saúde de um paciente, de forma remota, explora-se o uso de um sistema microeletrônico para verificar a detecção de passos em um dispositivo vestível, sendo feito um estudo dos sistemas de contagem de passos embasados na análise de acelerações e velocidade angular dos três eixos do sensor e da relevância do posicionamento do sensor e seu impacto no desempenho. Deste modo, é proposto um algoritmo embasado na estimação de parâmetros do sinal através de técnicas rotacionais de variância, do inglês Estimation of Signal Parametes by Rotational Invariance Techniques (ESPRIT), também implementa-se algoritmos de detecção de picos, análise da FFT para aceleração, análise da FFT para velocidade angular de forma a verificar o desempenho individual de cada técnica. Leva-se em consideração o posicio- namento anatômico do sensor (tornozelo e punho) e a velocidade de locomoção de forma a eleger o algoritmo mais adequado para a implementação em uma pulseira inteligente.
Abstract: To ensure effective medical follow-up, it’s important to observe the physical aspects of a patient. With limited human resources and a large number of patients, the physical space in hospitals are reserved for more serious patients, but medical follow-up is still necessary in all other cases. To facilitate the follow-up, wearable technology is used to allow remote monitoring of the patients. A microelectronic system is used in order to verify and monitor real parameters related to the health status of a patient. It is possible to verify remotely the detection of steps and analyze the data using a wearable device. An analysis of angular acceleration and velocity of the three axes approach is utilized considering the position of the sensor and its impact on performance. SPRIT based algorithms, peak detection, FFT analysis for acceleration, FFT analysis for angular velocity are implemented to verify their results. The anatomical position of the sensor (ankle or wrist), locomotion velocity and sensor data sampling rate are considered in order to choose the most suitable algorithm to implement in a smart watch.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Redes de Comunicação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.