Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27811
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MarcosGuoYan_tcc.pdf11,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação web de Business Intelligence e Analytics para suporte na tomada de decisão em manutenção viária no DF
Autor(es): Yan, Marcos Guo
Orientador(es): Amvame-Nze, Georges
Assunto: Pavimentos - manutenção e reparos
Tomada de decisão
Aplicativos
Business Intelligence
Data de apresentação: 12-Dez-2017
Data de publicação: 25-Jun-2021
Referência: YAN, Marcos Guo. Aplicação web de Business Intelligence e Analytics para suporte na tomada de decisão em manutenção viária no DF. 2017. v, 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho dá continuidade ao Projeto Final de Graduação entitulado "Aplicativo Mobile de Parametrização e Precificação de Reparos de Buracos Viários no DF". O trabalho se propõe a facilitar o gerenciamento no que diz respeito a manutenção e reparo do corpo viário no Distrito Federal. Um problema recorrente em todo o território nacional consiste no desenvolvimento, por parte dos órgãos públicos, de vias de baixa qualidade que consequentemente dão origem a buracos. Na última década, a frota de veículos presentes no Brasil praticamente dobrou [1], apontando para a necessidade de manutenção regular da pavimentação das pistas. No geral, os buracos trazem prejuízos significativos aos usuários das vias públicas, podendo até mesmo causar acidentes graves. Um segundo fator em análise é a falta de transparência quanto ao custo associado às operações de tapa-buracos, de sorte que poucas pessoas têm consciência do dispêndio de recursos no processo de repavimentação de uma fissura. Propõe-se, então, um painel de Business Intelligence (BI) que consegue agilizar a tomada de decisão em um cenário orçamentário fixo e transparente, visando uma melhoria da qualidade viária geral. Serão utilizados os dados gerados no primeiro trabalho citado, de forma organizada e concisa de forma que o gerente de projeto de reestruturação viária consiga realizar seu trabalho de maneira totalmente automatizada: visualizar tickets gerados por usuários, responder tickets, ter métricas relacionadas aos buracos e usuários que alimentam a base de dados e também ter acesso ao painel financeiro que reflete toda a operação, no caso, pública. Como resultado, apresenta-se uma plataforma de BI que faz o mínimo de requisições ao servidor de forma a otimizar o tempo de resposta e custos que são inerentes de um volume grande de dados. Além disso, o gerente tem um mapa em sua tela principal e todos os alertas de buracos criados pelos usuários estão disponíveis para consulta. Esse acesso visual cria um apelo muito grande em questão de gestão de prioridade e mapeia de forma clara quais regiões estão com maior número de informes. Assim, estudos futuros podem detalhar os motivos pelos quais algumas vias estão mais sujeitas a danos em um mesmo período de tempo, apesar de ter a mesma estrutura físico-química de outra via que necessita de menos reparos.
Abstract: This project sequels the Undergraduate Final Project titled "Mobile Application for Parametri- zation and Pricing of Potholes on Repair Process in DF". This work comes with the purpose to facilitate management regarding maintenance and repair of the roads in Distrito Federal. A recurring problem that affects all the national territory consists on the construction of low quality roads by public agencies. Consequently, the roads need constant repair. In the last decade the vehicle fleet in Brazil practically doubled [1], pointing out for the need to have a regular maintenance system. Generally, potholes brings significant damage to the users of the roads, even causing serious accidents. A second factor that is in analysis is that there is a serious lack of transparency regarding the expenditure of the repairing operations, in a sense that few people acknowledge how much is spent during the process of repaving. Therefore a Business Intelligence panel is created to speed up the decision making process with a fixed and transparent budget, with the objective of improving the road quality in general. The data provided from the first project will be used in an organized and concise way, so that the restructuring project manager can work in a completely automated manner: view user created tickets, reply to tickets, have metrics that relates to potholes and users that feed the database and also have access to the financial panel - which reflects all public operation. The BI panel can make minimal requests to the server so that can optimize the response time and budgets associated with a high data volume. Besides that, the manager will have access to a map in his main screen with all the alerts of potholes that the users created. This visual access can prioritize and show in a clear way which regions are the most affected by road damages. In that sense, future studies can detail why some areas are more sensitive to damage over time than others, even though their physical-chemical properties are the same.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Redes de Comunicação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.