Título: | Aplicação web de Business Intelligence e Analytics para suporte na tomada de decisão em manutenção viária no DF |
Autor(es): | Yan, Marcos Guo |
Orientador(es): | Amvame-Nze, Georges |
Assunto: | Pavimentos - manutenção e reparos Tomada de decisão Aplicativos Business Intelligence |
Data de apresentação: | 12-Dez-2017 |
Data de publicação: | 25-Jun-2021 |
Referência: | YAN, Marcos Guo. Aplicação web de Business Intelligence e Analytics para suporte na tomada de decisão em manutenção viária no DF. 2017. v, 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este trabalho dá continuidade ao Projeto Final de Graduação entitulado "Aplicativo Mobile de
Parametrização e Precificação de Reparos de Buracos Viários no DF". O trabalho se propõe a
facilitar o gerenciamento no que diz respeito a manutenção e reparo do corpo viário no Distrito
Federal.
Um problema recorrente em todo o território nacional consiste no desenvolvimento, por parte
dos órgãos públicos, de vias de baixa qualidade que consequentemente dão origem a buracos. Na
última década, a frota de veículos presentes no Brasil praticamente dobrou [1], apontando para
a necessidade de manutenção regular da pavimentação das pistas. No geral, os buracos trazem
prejuízos significativos aos usuários das vias públicas, podendo até mesmo causar acidentes graves.
Um segundo fator em análise é a falta de transparência quanto ao custo associado às operações de
tapa-buracos, de sorte que poucas pessoas têm consciência do dispêndio de recursos no processo
de repavimentação de uma fissura.
Propõe-se, então, um painel de Business Intelligence (BI) que consegue agilizar a tomada de
decisão em um cenário orçamentário fixo e transparente, visando uma melhoria da qualidade
viária geral. Serão utilizados os dados gerados no primeiro trabalho citado, de forma organizada
e concisa de forma que o gerente de projeto de reestruturação viária consiga realizar seu trabalho
de maneira totalmente automatizada: visualizar tickets gerados por usuários, responder tickets,
ter métricas relacionadas aos buracos e usuários que alimentam a base de dados e também ter
acesso ao painel financeiro que reflete toda a operação, no caso, pública.
Como resultado, apresenta-se uma plataforma de BI que faz o mínimo de requisições ao servidor
de forma a otimizar o tempo de resposta e custos que são inerentes de um volume grande de dados.
Além disso, o gerente tem um mapa em sua tela principal e todos os alertas de buracos criados
pelos usuários estão disponíveis para consulta. Esse acesso visual cria um apelo muito grande em
questão de gestão de prioridade e mapeia de forma clara quais regiões estão com maior número de
informes. Assim, estudos futuros podem detalhar os motivos pelos quais algumas vias estão mais
sujeitas a danos em um mesmo período de tempo, apesar de ter a mesma estrutura físico-química
de outra via que necessita de menos reparos. |
Abstract: | This project sequels the Undergraduate Final Project titled "Mobile Application for Parametri-
zation and Pricing of Potholes on Repair Process in DF". This work comes with the purpose to
facilitate management regarding maintenance and repair of the roads in Distrito Federal.
A recurring problem that affects all the national territory consists on the construction of low
quality roads by public agencies. Consequently, the roads need constant repair. In the last decade
the vehicle fleet in Brazil practically doubled [1], pointing out for the need to have a regular
maintenance system. Generally, potholes brings significant damage to the users of the roads, even
causing serious accidents. A second factor that is in analysis is that there is a serious lack of
transparency regarding the expenditure of the repairing operations, in a sense that few people
acknowledge how much is spent during the process of repaving.
Therefore a Business Intelligence panel is created to speed up the decision making process with
a fixed and transparent budget, with the objective of improving the road quality in general. The
data provided from the first project will be used in an organized and concise way, so that the
restructuring project manager can work in a completely automated manner: view user created
tickets, reply to tickets, have metrics that relates to potholes and users that feed the database and
also have access to the financial panel - which reflects all public operation.
The BI panel can make minimal requests to the server so that can optimize the response time
and budgets associated with a high data volume. Besides that, the manager will have access to a
map in his main screen with all the alerts of potholes that the users created. This visual access
can prioritize and show in a clear way which regions are the most affected by road damages. In
that sense, future studies can detail why some areas are more sensitive to damage over time than
others, even though their physical-chemical properties are the same. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Redes de Comunicação
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