Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27793
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JessicaRobertaMacielMachado_tcc.pdf4,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Otimização da malha de controle de uma estação elevatória de esgoto
Autor(es): Machado, Jéssica Roberta Maciel
Orientador(es): Fernandes, Luís Filomeno de Jesus
Assunto: Esgoto - tratamento
Controlador Lógico Programável (CLP)
Interface cérebro-computador
Data de apresentação: 14-Dez-2020
Data de publicação: 24-Jun-2021
Referência: MACHADO, Jéssica Roberta Maciel. Otimização da malha de controle de uma estação elevatória de esgoto. 2020. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho visa a otimização de uma estação elevatória de esgoto da CAESB através do projeto e implementação de um controlador PID em linguagem Ladder. O perfil da planta é analisado e, após levantamento do padrão da demanda, são setpoints médios de vazão por faixas de horários, dado que um setpoint fixo não beneficia o conjunto motorbomba, nem ao gasto de energia elétrica da estação elevatória de esgoto. Para atender ao requisitos do projeto de controle desta estação elevatória analisou-se o comportamento das variáveis de nível e vazão para definir os setpoints adequados e implementou-se um ajuste automático com o método de Cohen e Coon. Entretanto, apenas a otimização com este ajuste não foi suficiente. Para complementar aplicou-se também um ajuste com o método de variação por cargas para acompanhar com menor taxa de erro as variações do fluxo de entrada intrínsecas deste tipo de processo. Conseguiu-se, assim, reduzir a quantidade de acionamentos do motor por hora, resultando em um sitema que apresentou economia e estabilidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia Eletrônica, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.