Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2775
Título: | Ensino de história da Ásia nas universidades federais brasileiras : sua relação com a legislação e o mercado editorial (2001 – 2011) |
Autor(es): | Silva, Valter Halyson Leal da |
Orientador(es): | Arraes, Virgílio Caixeta |
Assunto: | Ásia - história História - estudo e ensino Universidades e faculdades - currículos Livros - indústria |
Data de apresentação: | 13-Dez-2011 |
Data de publicação: | 3-Fev-2012 |
Referência: | SILVA, Valter Halyson Leal da. Ensino de história da Ásia nas universidades federais brasileiras: sua relação com a legislação e o mercado editorial (2001 – 2011). 2011. 44 f. Monografia (Bacharelado/Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | A presente monografia tem como objetivo discutir acerca de uma das formas com que a temática da história da Ásia é abordada no país, tomando como recorte a última década e, como lugar de análise, as universidades públicas federais do país. O texto pretende abordar brevemente alguns dos ângulos possíveis de se ver a questão, oferecendo assim caminhos para que possíveis interessados possam aprofundar em um outro trabalho. Ao tentar situar a área de história da Ásia como uma que obtêm considerável atenção da sociedade brasileira, principal financiadora da universidade pública, o texto em um primeiro momento, a partir de situações episódicas recentes, busca averiguar em que posição Brasil e Ásia estão nos âmbitos de cooperação econômica, política, social e cultural. A seguir, busca-se na legislação (tendo como referência o parecer CNE/CES no. 492/2001, que fornece orientações para a formação dos currículos dos cursos de ensino superior) elementos que possam contribuir ou não para a criação de cursos de história da Ásia nas universidades federais. Por fim, o texto realiza uma breve análise de algumas bibliografias utilizadas por professores de história da Ásia, e as compara com uma amostra de obras com a temática da Ásia publicadas no mercado editorial brasileiro, na busca de identificação do grau de penetração dessas obras mais recentes – carregando consigo novas orientações historiográficas distintas das obras de 20 anos atrás – nas bibliografias utilizada e, portanto, dentro da universidade. Dessa forma, busca-se assim entender como a Ásia é vista e abordada nos departamentos de história do país. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de História, 2011. |
Aparece na Coleção: | História
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons