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Título: Existe vida inteligente fora da escola? : uma análise das coalizões em torno das propostas de regulamentação da educação domiciliar no Brasil
Autor(es): Mota, Daniela Teles Andrade
Orientador(es): Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de
Assunto: Ensino básico domiciliar
Educação - participação dos pais
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 14-Jun-2021
Referência: MOTA, Daniela Teles Andrade. Existe vida inteligente fora da escola?: uma análise das coalizões em torno das propostas de regulamentação da educação domiciliar no Brasil. 2020. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este estudo buscou identificar as coalizões de defesa formadas em torno da discussão sobre a regulamentação do ensino domiciliar no Legislativo Federal brasileiro e entender e descrever as relações existentes entre elas. Usando como referenciais teóricos o Advocacy Coalition Framework (ACF) e do institucionalismo discursivo (ID). As metodologias foram aplicadas com auxílio do software de análise de conteúdo NVivo que auxiliou na codificação e sistematização dos dados coletado. A base de dados é constituída por todos os projetos de lei apresentados no Congresso Nacional desde a redemocratização (1988-2019), seus respectivos pareceres, e as notas taquigráficas de discursos e audiências públicas sobre as propostas de regulamentação do ensino domiciliar. Este trabalho buscou delimitar os principais grupos organizados em torno da temática, suas principais crenças (deep core beliefs e policy core beliefs) e suas respectivas estratégias discursivas no processo político. Concluiu-se que existem quatro grupos em torno da temática: defensores pragmático, defensores ideológicos, opositores pragmáticos e opositores pragmáticos. Além disso, a codificação dos textos permitiu identificar os principais pontos de tensão da proposta e como as crenças destes quatro grupos interagem com as propostas.
Abstract: This study aimed to identify the coalitions created around the discussions about the regulation of homeschooling at the Brazilian federal legislative power and to understand and describe the existing relations between them. Using, as reference theories, the Advocacy Coalition Framework (ACF) and the discursive institutionalism (DI). The methodologies were applied with the help of the content analysis software NVivo which helped the coding and systematizing of the data that was collected. The database of this study contains all law projects presented at the Nation Congress since de redemocratization (1988 – 2019), its respective reports and the transcription of speeches and public meetings about the regulation of homeschooling in Brazil. This work intended to delimitate the main organized groups around the subject, their main beliefs (deep core beliefs and policy core beliefs) and their respective discursive strategies in the political process. It was concluded that there are four main organized groups around the subject: pragmatic defendants, ideological defendants, pragmatic opponents, and ideological opponents. Besides that, the coding of the texts allowed for the identification of the main tension points of the regulation proposals and how the beliefs of these four groups interact with them.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2020.
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