Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27685
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_KahenaQuintaneiroBizzotto_tcc.pdf654,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das políticas de assistência social para pessoas com deficiência sob uma perspectiva racial
Autor(es): Bizzotto, Kahena Quintaneiro
Orientador(es): Pereira, Lívia Barbosa
Assunto: Assistência social
Política de Assistência Social
Questão racial
Pessoas com deficiência
Serviço social
Proteção social
Data de apresentação: 3-Jul-2018
Data de publicação: 10-Jun-2021
Referência: BIZZOTTO, Kahena Quintaneiro. Análise das políticas de assistência social para pessoas com deficiência sob uma perspectiva racial. 2018. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A proposta desta pesquisa é apresentar: 1. Uma análise sobre as legislações da política de assistência social de 1950 ao ano de 2015; e 2. A relação entre os estudos sobre deficiência a questão racial brasileira e as protoformas da assistência social. Tendo em vista que o significado da deficiência influencia o acesso das pessoas com deficiência a política de assistência social e ao seu principal benefício voltado para essa população, Benefício de Prestação Continuada, foram encontradas e analisadas trinta legislações referentes a essa política no período histórico proposto. Evidenciou-se que houve uma dificuldade para se denominar e definir a deficiência em todos esses anos, havendo ainda uma relação estreita da definição da deficiência com o trabalho e a pobreza, e uma não consideração de que as pessoas com deficiência estão sujeitas a discriminações pelo corpo para além do impedimento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.