Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27680
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_EricaAlvesDaSilva_tcc.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Serviço social e educação em saúde : reflexão acerca do processo de trabalho de assistentes sociais junto as pessoas que vivem com HIV/AIDS
Autor(es): Silva, Érica Alves da
Orientador(es): Guedes, Cristiano
Assunto: Educação em saúde
Serviço social
HIV (Vírus)
AIDS (Doença)
Políticas públicas - saúde
Assistência social
Trabalho
Movimentos sociais
Data de apresentação: 9-Out-2018
Data de publicação: 9-Jun-2021
Referência: SILVA, Érica Alves da. Serviço social e educação em saúde: reflexão acerca do processo de trabalho de assistentes sociais junto as pessoas que vivem com HIV/AIDS. 2018. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Educação em saúde é parte do trabalho realizado pelos assistentes sociais inseridos no campo da saúde, por meio de atividades desenvolvidas com os usuários da política de saúde, partindo-se de um olhar crítico e reflexivo acerca das demandas apresentadas. O estudo teve como objetivo entender o processo de trabalho do assistente social que atua em educação em saúde sobre HIV/Aids, segundo as assistentes sociais que atuam na área da saúde. Portanto, para chegar a esse entendimento, verificou-se o trabalho realizado por assistentes sociais que atuam em saúde; buscou identificar as possibilidades de atuação profissional em educação em saúde e; descrever como os movimentos sociais e as políticas sociais influenciam no trabalho profissional junto aos usuários com HIV. Esta investigação foi constituída por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com assuntos referentes ao HIV e ao Serviço Social. Posteriormente foi realizada a coleta de dados junto aos profissionais com experiência no atendimento às pessoas que vivem com HIV por meio de uma enquete, além de reflexões obtidas no diário de campo elaborado no período de realização de Estágio Supervisionado em Serviço Social, e no decorrer da pesquisa acerca do tema. Constatou-se, que as assistentes sociais têm a concepção do processo de educação em saúde e têm realizado aprimoramento teórico e intelectual ao realizar pós-graduação e, ao participar de atividades e eventos com temáticas na saúde, também se dispõem a organizar palestras e rodas de conversas com temáticos previamente pensados juntos aos usuários. Notou-se que as principais dificuldades para a concretização do trabalho destes profissionais são os embates institucionais, recursos humanos e materiais para a viabilização das atividades programadas para atendimento individual e coletivo. Considera-se, portanto, que para entender o processo de trabalho do assistente social junto às pessoas que vivem com HIV/Aids, é preciso refletir acerca das questões conjunturais postas na sociedade.
Abstract: Health education is part of the work carried out by social workers inserted in the health area, through activities developed with the users of health policy, starting with a critical and reflective look at the demands presented. The objective of this study is to understand the process of the social worker who works in health education about HIV / Aids in the health area. Therefore, to reach this understanding, we verified the work performed by social workers in this field; sought to identify the possibilities of professional action in health education and; describe how social movements and social policies influence professional work with HIV positive patients. This research was constituted through bibliographical and documentary research about subjects related to HIV and Social Work. Subsequently, the data collection was carried out with professionals with experience in the care of people living with HIV through a survey, in addition to reflections obtained in the field diary elaborated during the period of Supervised Internship in Social Work and in the course of the research about the topic. It was observed that social workers have the conception of the health education process and have achieved theoretical and intellectual improvement by performing post-graduation and participating in activities and events with health issues, are also willing to organize lectures and conversations with themes previously thought together with users of the health system. It was noticed that the main difficulties for the accomplishment of the work of these professionals are the institutional clashes, human and material resources for the feasibility of the activities programmed for individual and collective attendance. It is therefore considered that in order to understand the working process of the social worker with people living with HIV / Aids, it is necessary to consider the social issues.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.