Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Guedes, Cristiano | - |
dc.contributor.author | Silva, Érica Alves da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Érica Alves da. Serviço social e educação em saúde: reflexão acerca do processo de trabalho de assistentes sociais junto as pessoas que vivem com HIV/AIDS. 2018. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Educação em saúde é parte do trabalho realizado pelos assistentes sociais inseridos no campo
da saúde, por meio de atividades desenvolvidas com os usuários da política de saúde,
partindo-se de um olhar crítico e reflexivo acerca das demandas apresentadas. O estudo teve
como objetivo entender o processo de trabalho do assistente social que atua em educação em
saúde sobre HIV/Aids, segundo as assistentes sociais que atuam na área da saúde. Portanto,
para chegar a esse entendimento, verificou-se o trabalho realizado por assistentes sociais que
atuam em saúde; buscou identificar as possibilidades de atuação profissional em educação em
saúde e; descrever como os movimentos sociais e as políticas sociais influenciam no trabalho
profissional junto aos usuários com HIV. Esta investigação foi constituída por meio de
pesquisa bibliográfica e documental, com assuntos referentes ao HIV e ao Serviço Social.
Posteriormente foi realizada a coleta de dados junto aos profissionais com experiência no
atendimento às pessoas que vivem com HIV por meio de uma enquete, além de reflexões
obtidas no diário de campo elaborado no período de realização de Estágio Supervisionado em
Serviço Social, e no decorrer da pesquisa acerca do tema. Constatou-se, que as assistentes
sociais têm a concepção do processo de educação em saúde e têm realizado aprimoramento
teórico e intelectual ao realizar pós-graduação e, ao participar de atividades e eventos com
temáticas na saúde, também se dispõem a organizar palestras e rodas de conversas com
temáticos previamente pensados juntos aos usuários. Notou-se que as principais dificuldades
para a concretização do trabalho destes profissionais são os embates institucionais, recursos
humanos e materiais para a viabilização das atividades programadas para atendimento
individual e coletivo. Considera-se, portanto, que para entender o processo de trabalho do
assistente social junto às pessoas que vivem com HIV/Aids, é preciso refletir acerca das
questões conjunturais postas na sociedade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço social | pt_BR |
dc.subject.keyword | HIV (Vírus) | pt_BR |
dc.subject.keyword | AIDS (Doença) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas - saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.title | Serviço social e educação em saúde : reflexão acerca do processo de trabalho de assistentes sociais junto as pessoas que vivem com HIV/AIDS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-09T13:38:42Z | - |
dc.date.available | 2021-06-09T13:38:42Z | - |
dc.date.submitted | 2018-10-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27680 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Health education is part of the work carried out by social workers inserted in the health area,
through activities developed with the users of health policy, starting with a critical and
reflective look at the demands presented. The objective of this study is to understand the
process of the social worker who works in health education about HIV / Aids in the health
area. Therefore, to reach this understanding, we verified the work performed by social
workers in this field; sought to identify the possibilities of professional action in health
education and; describe how social movements and social policies influence professional
work with HIV positive patients. This research was constituted through bibliographical and
documentary research about subjects related to HIV and Social Work. Subsequently, the data
collection was carried out with professionals with experience in the care of people living with
HIV through a survey, in addition to reflections obtained in the field diary elaborated during
the period of Supervised Internship in Social Work and in the course of the research about the
topic. It was observed that social workers have the conception of the health education process
and have achieved theoretical and intellectual improvement by performing post-graduation
and participating in activities and events with health issues, are also willing to organize
lectures and conversations with themes previously thought together with users of the health
system. It was noticed that the main difficulties for the accomplishment of the work of these
professionals are the institutional clashes, human and material resources for the feasibility of
the activities programmed for individual and collective attendance. It is therefore considered
that in order to understand the working process of the social worker with people living with
HIV / Aids, it is necessary to consider the social issues. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
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