Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27675
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaPaulaSousaLima_tcc.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Serviço social e policiais civis : análise da saúde mental de servidores da Polícia Civil e a atuação do assistente social na Policlínica do Distrito Federal
Autor(es): Lima, Ana Paula Sousa
Orientador(es): Vieira, Karen Santana de Almeida
Assunto: Serviço social
Saúde mental
Polícia Civil - Distrito Federal (Brasil)
Assistência social
Adoecimento mental
Trabalho - sobrecarga
Segurança pública
Qualidade de vida no trabalho
Data de apresentação: 20-Ago-2018
Data de publicação: 9-Jun-2021
Referência: LIMA, Ana Paula Sousa. Serviço social e policiais civis: análise da saúde mental de servidores da Polícia Civil e a atuação do assistente social na Policlínica do Distrito Federal. 2018. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar alguns dos dados relativos à saúde mental de servidores que trabalham na Policia Civil do Distrito Federal, dando ênfase a importância da atuação das Assistentes Sociais frente a estes problemas no contexto da Policlínica. Este estudo teve como metodologia a pesquisa qualitativa, dispondo da análise de dados primários e secundários, documentais e também dados provenientes de questionários e de entrevistas realizadas com os policiais civis do Distrito Federal. Dentre os resultados encontrados durante a pesquisa, foi possível inferir que existem indícios de um processo de adoecimento dos Policiais Civis no âmbito da saúde mental e que sugerem uma relação com o exaustivo trabalho que estes profissionais realizam no seu cotidiano. Espera-se com este estudo fomentar, no âmbito da academia, a importância de mais estudos referentes a essa classe trabalhadora, pois existe um distanciamento entre a academia e a segurança pública, que necessita de um olhar crítico e diferenciado do Serviço Social.
Abstract: This work aims to present an analyze of some mental health datas about public workers from Federal District‟s Civil Police of Brazil, emphasizing the importance of Social Workers acting front of these problems inside this institution polyclinics. The study has as methodology the qualitative research, disposing of the primaries and secondaries datas analyses, documented and also surveys datas and those from interviews done with Federal District police officers. One of the results found during the research, it was possible deduce these is a police sicken process happening about mental health and it suggests a relation with the exhaustive daily work time of these workers. It is expected to instigate, in academy, the importance of more often studies about the workclass because there is a distancing between academy and public security forces, which needs a critical and special look from Social Services Workers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.